01/11/2011 - 0:00
O Palio foi lançado em 1996 e posicionado um degrau acima do Uno, modelo de entrada da marca. Ao longo destes 15 anos de produção, 32 motores diferentes já equiparam o hatch de sucesso. Concebido inicialmente pelo estúdio Idea, o Palio foi reestilizado em duas oportunidades (2000 e 2004) pelo mago Giugiaro e, em 2008, pela própria Fiat na Itália. Mas, apesar das três reestilizações que sofreu, a estrutura básica do monobloco foi mantida, oferecendo um espaço interno quase idêntico ao modelo inicial, muito acanhado. Agora essa versão 2012 foi totalmente refeita. Design, plataforma (base sobre a qual todo carro é montado), componentes mecânicos e carroceria, tudo novo.
Criado há 15 anos para substituir o Uno e gerar filhotes (perua, sedã, picape), ele acabou convivendo com o modelo de entrada, sempre com sucesso. agora, com o aumento da concorrência, precisava de mais espaço, o que foi obtido com a nova plataforma
Partiu-se das medidas básicas do Palio antigo simplesmente para posicionar o novo produto exatamente no segmento que estava o antigo. Mesmo assim, todas as principais dimensões cresceram: a evolução do mercado exigia um Palio um pouco maior, com espaço interno mais generoso. Afinal, à medida que o tempo passou, a concorrência foi dificultando a vida do hatch da Fiat. Para um carro que já chegou a vender cerca de 20 mil unidades em um mês, a situação atual de cerca de 7.700 unidades (setembro de 2011) deu a certeza de que era chegada a hora de mudar.
Conceitualmente moderno (leve, resistente e com bom perfil aerodinâmico para seu segmento), tem uma mecânica moderna e um motor flex econômico e um design que deve agradar, pois tem as linhas básicas do Punto, tão elogiado pelo consumidor. O espaço interno é bom: fica aquém do oferecido por Renault Sandero, mas é semelhante ao do Gol G5. Além disso, ele tem uma diversificação maior na oferta de versões se comparado aos seus principais concorrentes. O novo Palio pode ser 1.0, 1.4 ou 1.6 e o câmbio de cinco marchas pode ser manual ou automatizado (Dualogic). Além disso, há três versões de acabamento: Attractive (mais simples), Essence (mais refinado) e Sporting (com acabamento mais esportivo).
Na apresentação feita pela Fiat, avaliamos as três versões e mostramos em detalhes a Attractive 1.4 que, segundo a Fiat, deverá representar cerca de 30% das vendas do novo modelo (50% ficará para o 1.0 e 20% para os 1.6 Essence e Sporting). O motor 1.4 é praticamente o mesmo que equipa o novo Uno, com 88 cv e 12,5 kgfm (etanol), valores que garantem uma boa agilidade ao novo Fiat. Sistema de direção com boas respostas, freios adequados à performance e um rodar suave e redondo marcam essa versão Attractive 1.4. As suspensões, apesar de absorverem bem as irregularidades do asfalto, são um pouco macias demais, o que causa uma certa instabilidade da carroceria nas velocidades acima dos 120 km/h.
Pesando cerca de uma tonelada e dispondo de um bom torque que começa a baixos regimes graças também à variação do comando de válvulas, o novo Palio tem consumo baixo e boa performance para um hatch 1.4. Preço? Na versão básica, esse Palio deverá custar algo em torno de R$ 34 mil. Um preço razoável para o segmento.
Fiat Palio Attactive 1.4 Evo
Motor quatro cilindros em linha, 1,4 litro, 8V Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 3,88 m – larg.: 1,67 m – alt.: 1,50 m Entre-eixos 2,420 m Porta-malas 290 litros Pneus 275/65 R14 Peso 1.007 kg ● Gasolina Potência 85 cv a 5.750 rpm Torque 12,4 kgfm a 3.500 rpm Velocidade máxima 171 km/h 0 – 100 km/h 12,8 segundos Consumo cidade: 13,1 km/l – estrada: 18,1 km/l Consumo real cidade: 10,1km/l – estrada: 12,9 km/l ● etanol Potência 88 cv a 5.750 rpm Torque 12,5 kgfm a 3.500 rpm Velocidade máxima 173 km/h 0 – 100 km/h 12,2 segundos Consumo cidade: 9 km/l – estrada: 12,1 km/l Consumo real cidade: 6,9 km/l – estrada: 8,7 km/l
O interior ficou mais moderno. Nota-se que houve uma maior preocupação com a habitabilidade. Há novos porta-objetos e itens de série. O eficiente sistema de som Blue&Me continua presente
A versão top de linha será oferecida apenas com o motor 1.6 16V, a lista de itens é mais completa e há opção pelo câmbio Dualogic
Palio Essence
A versão Essence é a mais refinada. Tanto que mecanicamente ela só será oferecida com o motor 1.6 E.Torq que produz bons 115/117 cv (gasolina/ etanol) e torque máximo de 16,2/16,8 kgfm (gasolina/etanol). Com esse motor, o novo palio acelera de zero a 100 km/h em 9,9/9,8 s (gasolina/ etanol) e atinge 190/192 km/h (gasolina/etanol). No consumo urbano as marcas são de 12,1/8,5 km/l (gasolina/etanol) e rodoviário de 16,8/11,5 km/l (gasolina/etanol). além do motor 1.6, para o Essence será oferecida também o câmbio Dualogic de cinco marchas. De série, essa versão será equipada com ar-condicionado, faróis de neblina, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Faltou como equipamento de série na versão de cerca de R$ 38.000, o rádio/CD/Mp3 e as rodas de liga 15″. Esses equipamentos só como itens opcionais, pagos à parte.
Por fora, aerofólio, molduras nos paralamas, minissaias, faróis máscara negra e rodas aro 16
No interior, detalhes vermelhos nos bancos, no painel, no quadro de instrumentos e no volante. a suspensão é mais firme
Palio Sporting
Apesar de partilhar o mesmo trem de força com a versão Essence, a decoração e os adereços esportivos do catálogo Sporting fazem toda a diferença. Com os detalhes diferenciados, o carro ficou mais charmoso, mais agressivo e até mais chamativo para o consumidor. Se o Essence é discreto e passa despercebido na multidão, o Sporting não tem como deixar de ser visto. E essa diferenciação não ficou restrita ao exterior: o interior é mais alegre e jovial com detalhes em vermelho no painel, no quadro de instrumentos, no volante e nos bancos. Mecanicamente a diferença está nas rodas de liga 16 polegadas e na calibragem das suspensões, mais firmes. apesar de os números de performance divulgados serem idênticos ao Essence, por ser ligeiramente mais pesado, o Sporting deve, na prática, andar um pouquinho menos que o topo de linha convencional. O preço do esportivo fica ao redor dos R$ 40.000.