10/05/2023 - 13:24
A Porsche lançou no mercado brasileiro o 718 Spyder RS. Trata-se da primeira vez que o boxer de seis cilindros naturalmente aspirado do 911 GT3 apresenta-se em um carro esportivo conversível com motor central.
E por falar em motor, o boxer, com volume de 4,0 litros, atinge rotações de até 9.000 rpm e gera uma potência de 500 cv e torque máximo de 450 Nm. Isso combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades de relação curta.
O conjunto permite que o Porsche vá de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, e a 200 km/h em 10,9 segundos.
Comparado com o 718 Spyder, a opção RS agrega 80 cv a mais, como também acelera até aos 100 km/h meio segundo mais rápido. A velocidade máxima é agora de 308 km/h em vez de 300 km/h.
Para além de um motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para o melhor desempenho: com 1.410 quilos, o Spyder RS pesa 40 quilos a menos que o 718 Spyder com PDK e, na verdade, é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS.
+ Anatomia de um mito: Porsche 911 antigo x atual
+ Porsche 911 de geração 964 vira um elétrico irresistível
+ Porsche Cayenne 2024 passa por ‘atualização completa’ e chega por R$ 810.000
+ Um Porsche com mais estilo: veja o novo 718 Style Edition
Visual
A frente do 718 Spyder RS é praticamente idêntica à dianteira do 718 Cayman GT4 RS. Destaque também para a capota, operada manualmente, e um defletor. Ambos os componentes são completamente removíveis e podem ser armazenados juntos ou individualmente no veículo. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa 18,3 kg – são 7,6 kg a menos que o 718 Spyder e 16,5 kg a menos que o 718 Boxster.
Suspensão
O chassi, que usa componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder, vem de fábrica com Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo e foi rebaixado em 30 milímetros, diz a Porsche.
Ele também possui Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas.
O modelo é oferecido em quatro cores lisas e três metálicas, incluindo o novo Cinza Vanadium metálico, bem como as cores especiais Cinza Ártico, Azul Tubarão e Ruby Star Neo.
Interior
O habitáculo conta com o volante esportivo RS revestido em Race-Tex e apresenta uma marcação amarela de 12 horas. Os assentos são tipo concha.
Já os itens de série são feitos de CFRP com acabamento em trama de carbono. As capas dos bancos são de couro preto, enquanto o centro dos bancos Race-Tex perfurado apresenta uma cor contrastante (Cinza Ártico ou Vermelho Carmine) com fundo preto.
O logotipo “Spyder RS” na cor correspondente é bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro.
Pacote Weissach (opcional)
Como opcional, a Porsche disponibiliza o pacote Weissach. Nele, as rodas são forjadas de magnésio, enquanto as saídas de escapamento esportivas são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018.
Outro destaque visual de dentro do carro é a parte superior do painel, revestida com Race-Tex antirreflexo.
Disponível exclusivamente para os compradores do Porsche 718 Spyder RS está um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces – um relógio da operação relojoeira interna da Porsche em Solothurn, na Suíça.
Mercado
As pré-vendas do novo Porsche 718 Spyder RS no Brasil vão começar ainda em 2023. A entrega está prevista para o ano seguinte. O preço? R$ 1.238.000,00.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Marca de motos elétricas prepara fábrica no Brasil e modelo a R$ 9 mil
+ Nissan Kicks fica mais equipado na linha 2024; veja os preços
+ Veja as 10 motos Naked mais vendidas em 2023
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Indústria automotiva bate recorde de paralisações e queda na produção
+ Picapes 0km: Strada lidera em vendas e Montana aparece no top 5
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Preços da gasolina e etanol ficam mais caros nos postos, diz ANP
+ Chevrolet lança o SUV elétrico Bolt EUV no Brasil, a partir de R$ 279.990
+ Marca de motos elétricas prepara fábrica no Brasil e modelo a R$ 9 mil
+ Bridgestone demite 600 funcionários e encerra parte da produção no ABC