Novo Porsche Panamera bate recorde de velocidade em Nürburgring

Novo Porsche Panamera que bateu recorde de velocidade no lendário circuito alemão
Novo Porsche Panamera que bateu recorde de velocidade no lendário circuito alemão

O novo Porsche Panamera estabeleceu um novo recorde de velocidade entre os modelos da categoria de carros executivos. Ao volante de um carro de produção disfarçado sob uma leve camuflagem, o piloto de testes Lars Kern completou uma volta no lendário Laço Norte da pista de Nürburgring, percorrendo uma distância de 20 km em exatamente 7m29s81.

+ Por R$ 2 mi, Cadillac Escalade de Stallone pode ser seu
+ Porsche Taycan elétrico de R$ 1 mi já está à venda no Brasil
+ Porsche estampa impressão digital gigante no 911

O sedã terá sua apresentação mundial realizada no final de agosto. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, desenvolvidos especialmente para o novo Panamera e usados na volta recorde, estarão disponíveis opcionalmente após o lançamento ao mercado.

Novo Porsche Panamera: 13 segundos mais rápido

A volta recorde demonstra o amplo aperfeiçoamento da segunda geração do Panamera. Em 2016, Lars Kern já havia completado o circuito na região de Eifel num tempo de 7m38s46, guiando um Panamera Turbo com potência de 550 cv. Esse tempo foi atingido ao longo da distância então utilizada para tentativas de recordes, de 20,6 quilômetros, ou seja, sem a seção de aproximadamente 200 metros de extensão localizada junto à arquibancada número 13 (T13).

De acordo com as novas regulamentações da Nürburgring GmbH, o tempo de volta agora é medido para toda a extensão do Nordschleife, 20,832 km. Comparando: Lars Kern e o novo Panamera já haviam passado pela marca dos 20,6 km aos 7m25s04. Portanto, a combinação do carro e piloto que quebrou o recorde foi aproximadamente 13 segundos mais rápida do que quatro anos atrás.

Com a palavra, o piloto

“Os aperfeiçoamentos feitos no chassi e no trem de força do novo Panamera foram perceptíveis ao longo de toda essa volta no circuito, que é reconhecido como a pista de corridas mais exigente do mundo”, declarou Kern.

“No trecho de Hatzenbach e também nas seções de Bergwerk e Kesselchen, em particular, o novo acerto do sistema eletromecânico de estabilização foi constantemente eficiente, proporcionando ao Panamera uma incrível estabilidade, apesar da superfície ondulada da pista”, avaliou.

Para Kern, o carro foi beneficiado pela dinâmica lateral aperfeiçoada e a aderência elevada dos novos pneus esportivos da Michelin, principalmente na área conhecida como Schwedenkreuz. “Consegui alcançar velocidades nas curvas que anteriormente não acreditava serem possíveis com o Panamera.”

Aperfeiçoamento no conforto e esportividade

“O Panamera sempre foi simultaneamente um sedã de luxo exclusivo e um verdadeiro carro esportivo. No novo modelo, isso foi aperfeiçoado ainda mais”, afirma Thomas Friemuth, vice-presidente da Linha de Produtos Panamera. Foram feitas melhorias nas áreas da estabilidade nas curvas, controle da carroceria e precisão da direção.

Sob uma temperatura externa de 22 graus Celsius e com a temperatura da pista em 34 graus Celsius, Lars Kern abriu a volta às 13h49m de 24 de julho de 2020, cruzando a linha de chegada 7m29s81 mais tarde. O Panamera que quebrou o recorde estava equipado com um banco especial para corridas e uma gaiola de proteção para o piloto.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar