Nesta terça-feira, 18, a BYD apresentou o King DM-i de forma oficial no mercado brasileiro. O modelo é um híbrido plug-in (que vai à tomada) e parte de R$ 175.800. Ele chega mais barato que as opções híbridas convencionais do Toyota Corolla (R$ 190.120).

Para reservar, os interessados deverão pagar um sinal de R$ 6 mil que se torna em bônus para o valor final, até esta quarta-feira, 19.

O lançamento conta com duas versões, GL e a GS, com diferentes tamanhos de baterias, 8,3 kWh e 18,3 kWh, respectivamente.

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BYD King – Crédito: Divulgação

Motorização

O sedã é equipado com o motor 1.5 a gasolina e outro elétrico para gerar até 235 cv de potência e 33,1 kgfm de torque máximo para a versão GS. Na configuração GL, ele rende 209 cv. O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Em termos de comparação, o Corolla híbrido gera uma potência combinada de até 122 cv.

Com a bateria totalmente carregada, ele tem 120 km de autonomia (no ciclo NEDC) no modo elétrico e até 1.200 km combinando elétrico e a combustão – uma viagem de São Paulo até Brasília.

BYD King – Crédito: Divulgação

Vale destacar que o modelo ainda não aparece na lista de maio divulgada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). A marca utilizou medidas do ciclo de autonomia europeu New European Driving Cycle (NEDC), que geralmente apresenta números maiores que o do Inmetro.

O King consegue fazer 16,8 km/l na cidade (motor à combustão) e o equivalente a 44,2 km/l no modo elétrico, segundo divulgado pela marca.

Itens de série

De série, o King agrega Monitoramento Direto da Pressão dos Pneus (TPMS), saída de climatização traseira, controle de cruzeiro, espelhos laterais elétricos e retráteis, além de 4 portas USB-A, tomada 12V e carregamento por indução para smartphone.

Em questão de segurança, a lista inclui: recursos avançados como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Frenagem Inteligente, Controle de Tração, Controle de Desaceleração do Freio de Estacionamento e Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem.

Visual

A frente tem faixas cromadas que conectam os faróis de LED. Abaixo está a grade frontal em linhas horizontais.

As rodas são de 17 polegadas e a traseira obtém uma linha unificada para as lanternas, identidade que segue outros modelos da BYD.

Para a carroceria, o site da marca exibe as seguintes cores: preto, cinza e branco. Para o interior há opções em preto e cinza.

Na fita métrica, o King é maior que o Corolla. O rei da BYD tem 4,78 metros de comprimento, ou seja, 14 cm a mais que o sedã médio da Toyota.

E ele ganha também nas demais medidas: 2,72 m de entre-eixos (+ 2 cm), 1,84 m de largura (+ 6 cm) e 1,49 m de altura (+ 6 cm).

O Corolla vence quando a questão é porta-malas. O Toyota tem 470 litros contra 450 litros do BYD.

O interior tem ótimo acabamento e visual minimalista. Os ocupantes contam com uma tela flutuante de 12,8” de rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, conexão com internet, um painel de instrumentos LCD de 8,8”, seletor de câmbio eletrônico por botão rotativo e o chamado “Sistema de Cockpit Inteligente” da BYD, com comandos de voz e atualizações de sistema Over-The-Air, que podem ser feitas remotamente, assim como acontece com nossos smartphones, para citar.

BYD King – Crédito: Divulgação

O banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições, e no caso do BYD King GS, o banco do passageiro também pode ser ajustado em até quatro posições.

Os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionamento e alerta sonoro, e possui seis airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).

Veja abaixo os preços e versões:

BYD King GL: R$ 175.800

BYD King GS: R$ 187.800

King por assinatura

A BYD também mostrou uma opção de assinatura do King, por meio de uma parceria com a Arval BNP Paribas. Ele sai a partir R$ 4.992 mensais, no plano de 36 meses e 1.500 km.