Lançado no Brasil em março do ano passado, a nova geração do Renault Duster finalmente estreou na Argentina na última quarta-feira (30). Apesar da espera, os clientes do país vizinho vão receber uma configuração bem diferente do SUV, mais parecida com a do carro vendido na Europa.

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Além do motor 1.6 aspirado que equipa o Renault Duster fabricado em São José dos Pinhais (PR), os argentinos contam com a opção do novo motor 1.3 turbo a gasolina de 155 cv, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Este mesmo propulsor, em uma versão flex de 170 cv, será reservado no Brasil para o Captur reestilizado, que chega este mês ao mercado.

A explicação para isso é que desde a 1ª geração do Duster os argentinos importam o SUV produzido na fábrica da Renault Sofasa em Envigado (Colômbia), que por sua vez monta veículos no esquema CKD com peças da Dacia importadas da Romênia. A linha de montagem colombiana só começou a produzir o modelo em março deste ano.

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Junto do motor turbo, o Renault Duster dos argentinos traz também a opção de tração 4×4 e o novo câmbio automático CVT com oito marchas simuladas. Os preços do novo SUV na Argentina variam entre 2.412.800 pesos (cerca de R$ 125.000), na versão de entrada Zen com o motor 1.6, câmbio manual e tração 4×2, chegando a até 2.831.000 (cerca de R$ 147.000) na topo de linha Iconic 1.3 4×4.

Vale destacar que, a partir de setembro, as concessionárias da Dacia na Europa passam a oferecer o Duster com um novo visual e também a adoção de um novo câmbio automatizado de dupla embreagem.

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