Pequeno, com seus contidos 4,13 metros, o novo Suzuki SX4 é um carro versátil: ágil nos grandes centros urbanos e nas rodovias – graças ao bom e moderno motor 2.0 16V todo em alumínio com suaves 145 cv –, ainda tem uma transmissão que permite a tração dianteira (e econômica) no asfalto, integral na terra ou chuva (com 90% de torque no eixo dianteiro e 10% no eixo traseiro, que pode mudar de acordo com a situação) ou ainda integral com torque igual entre os eixos para barro/lama. Além disso, tem bancos traseiros que permitem uma maneabilidade do espaço traseiro (no porta-malas, o volume varia de bons 470 litros até excelentes 1.430 litros).

O interior tem bom acabamento e uma oferta bastante atraente de itens de série.

Criado por encomenda da Suzuki a Giorgetto Giugiaro, suas linhas são orgânicas e graciosas. Combinam com a proposta do crossover. Interessante notar que a Suzuki definitivamente assumiu a postura de não tentar criar carros para venda para a grande massa. A proposta da marca é de produzir carros de nicho. É o caso do SX4.

Definitivamente um carro interessante para quem precisa da versatilidade em seu dia a dia, transporta muitas coisas com volumes variáveis e não quer ou não pode investir muito em um carro com essas características.

Apesar de discreto em suas linhas, o SX4 impressiona por suas características dinâmicas: no asfalto, mesmo molhado, e, apenas com a tração dianteira, o carrinho mostra uma aderência e um comportamento muito seguros da carroceria, acima da média mesmo quando consideramos hatches e sedãs que possuem um centro de gravidade mais baixo. Quando acionamos a tecla da tração integral, a impressão é de que o carrinho anda sobre trilhos.

Impressionante. Arrancando em ladeiras íngrimes com pouca aderência, basta acionar a tecla integral Lock e o SX4 sai fácil, sem patinar. Na prova de slalon em que mudamos sucessivamente a direção do SX4 em velocidades superiores aos 70 km/h, manter o controle do carro foi fácil, mostrando muita segurança em uma situação de emergência, por exemplo.

Os instrumentos com iluminação vermelha, comando do som no volante e computador de bordo

O Suzuki SX4 será comercializado por R$ 61.990 (câmbio manual) ou R$ 66 790 (automático). Nesses preços estão inclusos ar-condicionado, direção elétrica, sistema de áudio com MP3 e entrada para iPod, travas e vidros elétricos, airbag duplo e ABS. Garantia de três anos sem limite de quilometragem e revisões programadas a preço fixo já fazem parte do pacote.

O SX4 é o terceiro lançamento da Suzuki do Brasil em um curtissimo período de tempo, depois do luxuoso SUV Grand Vitara e do valente jipinho Jimny. Um indício claro de que a retomada da Suzuki no mercado nacional é séria e, acreditam os empresarios que agora dirigem a marca, duradoura. Seu atual diretor-presidente, Alfredo Sestini Filho, crê que de agora até o final do ano a marca deva comercializar de 400 a 500 carros por mês, contando todos os modelos de sua linha. O plano é ter 27 revendedores até o final do ano e 35 no final do próximo ano – a estratégia é ter um ponto de revenda em cada grande centro consumidor nacional. A Suzuki do Brasil está apostando sua fichas no crescimento da economia e de sua rede. Produtos para isso é que não faltam, como mostra esse SX4.

Acima, o porta-malas tem capacidade para bons 470 litros, mas pode crescer para excelentes 1.430 litros com o rebatimento dos bancos, o que deixa o assoalho plano