A Volkswagen apresentou o novo Golf (e sua forma perua, a Variant), que recebeu atualizações estéticas, tecnológicas, além de ficar mais “híbrido”. Na Europa, será possível encomendá-lo em algumas semanas.

Novo Golf Variant – Crédito: Divulgação

Vale lembrar que, até hoje, mais de 37 milhões unidades do modelo foram vendidas, ao longo de oito gerações. Por aqui, desde que desembarcou em 1994 em sua terceira geração, já foram emplacadas mais de 406 mil unidades.

Golf – Crédito: Divulgação

+ Fábrica da Volkswagen e Audi no Paraná completa 25 anos; relembre a história
+ Veículos Volkswagen poderão conversar com motoristas via ChatGPT

Ele completou 50 anos de vida. Por isso, a Volks fez um vídeo especial para o modelo. Veja abaixo:

“O Golf tem sido o coração da marca Volkswagen por meio século, proporcionando mobilidade acessível para todos no mais alto nível tecnológico. Isto é exatamente o que estamos fazendo agora com o novo estágio de sua evolução – com eficiência, conforto e qualidade ainda mais altos e um novo conceito de operação. O Golf não poderia ser melhor do que isso”, comenta Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, à imprensa.

Visual

Golf – Crédito: Divulgação

Voltando a novidade, o hatch médio adotou logotipo VW iluminado, lanternas em LED com novo design, faróis IQ.LIGHT com função matrix de LED que incorporam um facho principal com alcance de até 50 metros. Os conjuntos de lanternas traseiras IQ.LIGHT 3D LED também receberam mudanças de design nas duas versões de carroceria.

PreviousNext

Por dentro, há um multimídia com nova interface e tela touch flutuante de 15 polegadas. Ela possui controles touch iluminados na base, assim como a linha ID., para controle de temperatura e volume.

O volante multifuncional também passou por uma atualização e conta com novo assistente de voz IDA. O Golf também está equipado com a última geração de sistema de informação e entretenimento. Ele integra o chatbot ChatGPT baseado em inteligência artificial ao assistente de voz IDA.

PreviousNext

Fácil de estacionar

Segundo a Volkswagen, ficou mais fácil de estacionar o Golf devido aos novos sistemas de assistência como a função Park Assist Plus aperfeiçoada. Ao passar por uma vaga, ela pode detectar se o espaço (paralelo ou transversal) é suficientemente grande e começar o procedimento para estacionar.

“O sistema assume o volante, assim como o comando do acelerador e do freio. Tudo que o motorista precisa fazer é monitorar o processo de estacionamento”.

Outra novidade é o sistema Area View, em que um panorama de 360 graus é criado pela união das imagens de quatro câmeras instaladas ao redor do carro. Isso facilita a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.

Motorizações

As novas opções de trem de força híbridas plug-in garantem mais potência e uma autonomia elétrica aproximadamente de 100 quilômetros. Como opcional, elas podem ser equipadas com carregamento rápido de corrente contínua (CC).

Haverá nove opções diferentes de configuração: híbrido leve (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid e GTE), turbo a gasolina (TSI) e turbo diesel (TDI) – todas disponíveis desde o lançamento. Para os apimentados, o Golf GTI ficou ainda mais esportivo, com mais potência em relação ao seu antecessor. Outros derivados do Golf serão apresentados ao longo de 2024, promete a Volkswagen.