26/09/2025 - 13:30
O VW Taos, SUV médio da fabricante alemã, anda em uma situação complicada: sua produção na Argentina foi encerrada em julho, logo depois dele estrear um novo câmbio automático de oito marchas (por conta de leis de emissões de poluentes), e as vendas aqui no Brasil sobrevivem de estoques. Porém, tudo está prestes a ser resolvido, afinal ele ganhará diversas melhorias ainda em 2025, como linha 2026.
+VW Taos ganha novo câmbio antes da reestilização e chega mais econômico; veja preços
+Jeep Compass 2026: quanto custa, o que oferece e quais motores usa

Taos agora é Mexicano
O modelo passará a vir do México, junto de Jetta GLI e Golf GTI, com novidades visuais na carroceria e interior. Seu lançamento com as novidades está próximo, afinal as primeiras unidades já estão desembarcando no Brasil, conforme flagra da Revista AutoEsporte (veja clicando aqui), ao lado do já apresentado Jetta GLI reestilizado.

Mas, o que deve mudar no SUV Taos 2026? Começando pelo design, ele passará por uma remodelação na dianteira, que adotará linhas mais arredondadas e limpas, como manda a nova identidade visual da Volks. Ficará com cara parecida com a do Tera, que já nasceu com esse “face-family”. Além de mudar grade, faróis, parachoque, paralamas e capô, vai trazer novas rodas e lanternas redesenhadas, com uma barra de LED que cruza a tampa do porta-malas. O parachoue traseiro também é novo.
Por dentro, mais mudanças: o painel adota novas saídas de ar, multimídia mais “saltada” do painel , novos controles de ar-condicionado e console central remodelado, sem contar novos acabamentos e materiais internos. É uma receita de mudanças parecida com aquela que a Volks adotou quando reestilizou o T-Cross, em 2024. Com isso, o Taos deve também ficar mais refinado e silencioso.

Mesmo powertrain
Nessa linha renovada, o Taos 2026 manterá o conjunto mecânico que ele oferece desde sua estreia, há cinco anos. Isso inclui o motor 1.4 turboflex de quatro cilindros (250TSI), com 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), casado ao câmbio automático de oito velocidades. Atualmente, com esse powertrain, a VW declara 9,4 segundos no 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 195 km/h.
Equipamentos
Dentre as tecnologias, ele deverá receber a versão mais moderna da multimídia VW Play, de 10,1”, que já oferece conexão 4G própria e opção de rotear internet para outros dispositivos.

No mais, o pacote do SUV já é recheado, com direito a bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, assentos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado digital automático dual zone, sensores de chuva e crepuscular, teto-solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, sistema de som com 8 alto-falantes, grade dianteira iluminada, painel digital de 10,2”, sensores de chuva e crepuscular, rodas aro 19, além de um amplo pacote ADAS com vários assistentes inteligentes de condução.

Vale lembrar que, no Brasil, hoje ele é oferecido em duas versões: Comfortline e Highline. Ambas, desde 2020, receberam vários itens de série e evoluções ao longo do tempo. Porém, nessa nova linha 2026, ainda é incerta a presença das duas configurações por aqui, bem como o pacote de equipamentos exato para o nosso mercado.
Tudo depende dos planos da VW para com seu Novo Taos: se serão mais agressivos, para ganhar espaço no mercado, ou contidos, seguindo no meio do pelotão de SUVs médios, longe da liderança. Veremos…