13/10/2025 - 21:30
O Taos nunca foi protagonista do segmento de SUVs médios, e parece que a VW nem tem essa ambição toda. Para a marca, seus principais concorrentes ainda são Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, e são eles os alvos principais. Depois de o Compass ganhar boas reduções de preços para a linha 2026, e o Corolla Cross seguir firme e forte como líder disparado do segmento, é a hora de mostrar um Novo Taos.
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Taos agora vem do México
Nesse primeiro momento, a Volks apenas apresenta o SUV renovado, sem dar detalhes de preços, nem tampouco sobre quando chega nas concessionárias. De qualquer forma, não deve demorar muito, afinal ele nem é mais fabricado na Argentina, país que abastecia o Brasil até então. Essa nova linha, de modelo 2026, passa a vir do México.

O que muda no Taos 2026?
O carro pouco muda. Passa a ter linhas mais arredondadas e limpas na dianteira, como manda a nova identidade visual da marca. Fica com cara parecida com a do Tera, que já nasceu com esse “face-family”. Além de mudar grade, faróis, parachoque, paralamas e capô, ele ganha lanternas traseiras redesenhadas, com uma barra de LED que cruza a tampa do porta-malas. O parachoque traseiro também é novo.

Tudo gira em torno da pegada mais “clean”, leve e simpática, abandonando as linhas mais sisudas de até então. Difícil mesmo é explicar novas rodas aro 18 para a versão Comfortline, mas o mesmo jogo de 19” para a Highline. Essas, vale falar, vão continuar sendo as duas únicas versões do Taos para o mercado nacional.

Na cabine, acabamento nitidamente superior, com apliques em tecido no centro do painel, mesclando com couro sintético, como já havia antes. As laterais de portas passam pelo mesmo processo de requinte, agora com costuras aparentes das partes macias. Ainda são 10,1” da multimídia VW Play, mas agora o aparelho está mais “saltado” do painel, no estilo semiflutuante.

Painel digital de 10,2”, ar digital automático dual zone, carregador de celular sem fio, iluminação ambiente em LED personalizável, freio de mão eletromecânico e outros itens são conhecidos.
No geral, o desenho básico da cabine ainda é o mesmo do modelo anterior, incluindo bancos, laterais de portas, painel e volante. Porém, o conjunto passa por mudanças nas forrações, acabamentos, cores de materiais, texturas e afins. Mais ou menos o processo que passou o compacto T-Cross na sua reestilização para a linha 2024. Curiosamente, boa evolução é a volta dos botões físicos para o volante, em substituição aos touch utilizados até então, que não agradaram os consumidores.

Na lista de equipamentos, inclusive, a maior adição vai para um novo sistema assistente de direção: trata-se do Travel Assist, que une a tecnologia de assistente de permanência na faixa (inédita no Taos), ao piloto automático adaptativo (ACC), permitindo que o carro consiga se manter automaticamente dentro da pista, e com distância segura do veículo da frente.

Alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa ativo, monitores de ponto-cego, detector de fadiga, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro e 6 airbags continuam no pacote do Taos.
Mesmo powertrain, tanque menor
O VW Taos ainda é o mesmo. Foca principalmente no espaço interno, fazendo valer os 2,68 m de distância entre-eixos e quase 500 litros de porta-malas. Na mecânica, suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e todos os freios a disco. E, enquanto isso, o powertrain segue com o bom e velho 1.4 turboflex (250TSI) de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, casado ao câmbio automático de oito marchas. Sua tração é sempre dianteira, sem opção de integral.

Números de consumo médio seguem em segredo, mas os de desempenho praticamente não mudaram frente aos da linha 2025: o Taos demora 9,0/9,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, e atinge os 197 km/h de máxima (gas/eta). Como grande perda, agora seu tanque de combustível comporta apenas 48 litros, contra 51 do modelo anterior. Para efeito de comparação, o VW Polo tem tanque de 49 litros.

Equipamentos de série
De série, a versão Comfortline traz 6 alto-falantes, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, ar digital automático dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, carregador de celular sem fio, detector de fadiga do condutor, porta USB-C com 45 Watts de potência, retrovisor interno fotocrômico, conjunto óptico em LED com facho alto automático, painel digital de 10,2”, multimídia VW Play de 10,1”, rodas aro 18 diamantadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, paddle-shift etc.

Na Highline, soma-se mais 2 alto-falantes (8 no total), alerta de saída de faixa ativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitores de ponto-cego, assistente de permanência na faixa e rodas aro 19, principalmente. O teto-solar panorâmico, com ou sem pintura de dois tons, é opcional apenas nessa Highline.
Além do novo visual, o Taos 2026 passa a trazer mais duas opções de cores para a carroceria: Cinza Glacial (quase um branco) e Azul Pacífico (tom clarinho que lembra o Prata Lunar do Tera), que se somam aos já conhecidos Branco Puro, Preto Mystic, Prata Pyrit e Cinza Platinum. O interior é sempre preto, e forrado em couro sintético.
