Após anunciar a comercialização dos novos Audi RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q8, R8 e da dupla RS Q3 e RS Q3 Sportback (estes dois últimos a partir do início do próximo ano), eis que o fabricante de Ingolstadt estreia em nosso mercado os modelos RS 4 Avant, RS 5 Sportback e TT RS.

Vamos direto ao ponto, pois as grandes novidades da perua RS 4 Avant e do estreante RS 5 Sportback, que substituiu a variante coupé, aparecem na introdução da grade frontal ‘Singleframe’ mais larga/plana e dos faróis LED Matrix de série – o conjunto óptico do RS 5 Sportback oferece a tecnologia Audi Laser Light – e outras pontuais mudanças estéticas.

Por dentro, eles ganharam o novo sistema MMI Touch de 10,1″ que, entre as funcionalidades, permite monitorar a temperatura do conjunto motriz, a aceleração longitudinal/lateral e o diferencial esportivo quattro. O quadro de instrumentos totalmente digital Audi Virtual Cockpit de 12,3″ também foi reformulado.

Sob o capô, ambos são equipados com o motor V6 2.9 biturbo associado ao câmbio tiptronic de oito velocidades para entregar uma potência de 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm e torque de 61,18 kgfm de 1.900 a 5.000 rpm permitindo ao RS 4 Avant ir de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o RS 5 Sportback cumpre a mesma prova em 3,9 segundos.

Galeria Audi RS 4 Avant
PreviousNext

Um dos méritos da capacidade de caminhar para frente vem da tração integral quattro. Segundo o fabricante, em condições normais, ela consegue repartir 40% da força para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro. Todavia, pode enviar até 70% do torque para a frente ou transferir 85% para o eixo traseiro.

Por meio do seletor Audi Drive Select é possível escolher os modos de condução Comfort, Auto, Dynamic e Individual. Eles alteram determinados parâmetros, como as respostas do motor/transmissão, as suspensões, a direção, o diferencial esportivo, o som do motor e o funcionamento do ar-condicionado, só para citar.

O Audi RS 4 Avant cobra R$ 585.990 e o RS 5 Sportback sai por R$ 605.990 (modalidade venda direta). De série, estão presentes o acabamento interno em black piano, os detalhes em Alcantara, os bancos dianteiros esportivos, o ar-condicionado de três zonas, o inédito carregador de smartphone por indução, o áudio da renomada Bang&Olufsen e o controlador de velocidade adaptativo com aviso de saída de faixa.

Galeria Audi RS 5 Sportback
PreviousNext

+ Passo a passo: saiba como cadastrar e usar a CNH digital
+ Governo corta isenção de IPVA de 80% de PCD
+ Novembro foi melhor do mês do ano para setor automotivo
+ Leilão tem Onix e HB20 2019 por R$ 16 mil cada; veja ofertas

Opcionalmente, o RS 4 Avant traz o Pacote Exterior Preto (R$ 15.000), a opção de pintura especial (R$ 37.000) e os freios de cerâmica (R$ 60.000). Já o RS 5 Sportback oferece o Pacote Exterior Preto (R$ 15.000), a pintura especial (R$ 37.000), os freios de cerâmica (R$ 60.000) e as rodas de 20” em bronze (R$ 25.000).

Audi TT RS

O Audi TT RS (sigla para Renn Sport) também chegou ao Brasil exibindo alterações e o design trouxe novas entradas de ar dianteiras, grade frontal ‘Singleframe’, enquanto atrás chama a atenção a asa fixa com winglets nas extremidades. Os faróis Full LED Matrix são de fábrica. 

O motor de cinco cilindros 2.5 TFSI está casado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas para despejar 400 cv de potência. Com 1.440 kg, a relação peso-potência é de 3,6 kg/cv e o zero a 100 km/h ocorre em 3,7 segundos. A tração é integral quattro e as rodas de 19″.

PreviousNext

A cabine do TT RS possui os bancos esportivos em Alcantara com o logotipo RS – também visto no volante, nas soleiras das portas e na alavanca de câmbio, só para citar -, além do quadro de instrumentos totalmente digital Audi Virtual Cockpit de 12,3″. O preço é de R$ 442.990 e são cobrados à parte o Pacote interior Design (R$ 12.000), o Pacote Exterior Preto (R$ 15.000) e as cores especiais da palheta Audi Exclusive (R$ 37.000).