Mais 34 radares entraram em operação por rodovias do Estado de São Paulo à 0h00 do dia 20 de agosto. No total, somando com a outra “leva” de 50 aparelhos ativados na primeira quinzena do mês, agora são 84 fiscalizadores inéditos em São Paulo.  

+Estado de SP tem 50 novos radares em operação a partir de hoje; veja onde

+Juíza determina que governo reative radares de estradas federais e cita ‘apagão’, ‘omissão’ e ‘caos’

Radares
Radares de velocidade – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com o DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo), os locais de instalação foram definidos com base em critérios técnicos, como índice de acidentalidade, excesso de velocidade e travessia de fauna.  

Ainda segundo o órgão, medida tem o objetivo de reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com equipamentos instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido. Com os novos dispositivos, motoristas que trafegam acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados. Ou seja: esses novos radares já multam… 

Rodovia Presidente Dutra – Crédito: Agência Brasil/Rovena Rosa

Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 aparelhos em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas. Os demais equipamentos previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação. 

Veja a localização exata dos novos radares:  

Radares
Imagem: reprodução/DER-SP