12/01/2015 - 16:23
Dez anos depois de a sua produção ter sido encerrada, o NSX está de volta. A Acura (divisão de luxo da Honda) mostrou hoje (12) no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, a sua novíssima geração. A produção inicia neste ano em Ohio, nos Estados Unidos, e o novo modelo chega ao mercado norte-americano no segundo semestre de 2015. Por lá, ele custará US$ 150.000. Já para o Brasil, estão programadas algumas pouquíssimas unidades e as vendas começam em 2016.
A carroceria construída totalmente de alumínio mede 4,470 m de comprimento, 1,940 m de largura e 1,212 mm de altura. E tudo foi pensado para entregar o máximo de desempenho para o motorista. “Foram três anos de desenvolvimento e todas as peças estão lá com a função de atender ao condutor/piloto. A alma desse carro é a sua conexão espiritual”, comenta Mike Accavatti, vice-presidente sênior da Acura.
Agora, o NSX é um superesportivo híbrido. Sob o capô, está o motor V6 biturbo longitudinal com injeção direta de combustível, que trabalha em conjunto a três propulsores elétricos. Essa combinação oferece 557 cv de potência máxima. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e com nove marchas. A unidade elétrica traseira fica posicionada entre o motor a combustão e a transmissão. Dessa forma, coopera na aceleração, nas frenagens e nas trocas de marchas. Já os dois propulsores elétricos posicionados na frente distribuem o torque entre as rodas dianteiras da frente, além de melhorar o desempenho, o controle do veículo e a frenagem. A Acura promete que o novo NSX terá “zero” turbo lag, ou seja, retardo na resposta do turbo.
O sistema de tração integral nas quatro rodas Sport Hybrid SH-AWD permite uma condução mais aguçada ao oferecer respostas rápidas, além de maior estabilidade e controle. Já o sistema de dinâmica integrada (IDS) ainda oferece os modos de condução Quiet (tranqüilo), Sport, Sport + e Track,q eu alteram alguns parâmetros do carro, como respostas do pedal do acelerador, do câmbio, entre outros. As suspensões são independentes e construídas de alumínio. As rodas são de aro 19 (na frente) e de aro 20 (atrás). Os pneus têm medidas 245/35 R19 e 295/30 R20, respectivamente. Para domar o ímpeto do NSX e os seus 557 cv de potência, foram escolhidos discos de freios de cerâmica e pinças de freios de seis pistões na dianteira e de quatro na traseira.
O design é fantástico. Além de duas enormes entradas de ar sob os faróis, há mais duas na lateral traseira, logo depois da porta, para refrigerar o motor. Segundo Erik Berkman, vice-presidente da Acura nos Estados Unidos, a montadora teve trabalha há três anos na construção desse supercarro e teve de fazer uma fábrica de nova geração para um esportivo de nova geração.
Confira o vídeo ofical sobre o carro:
E a apresentação aos jornalistas: