Número 1 da Ford

>MANUTENÇÃO BARATA

>

DESVALORIZAÇÃO BAIXA

>

SEGURO BARATO

Não há como dizer que a terceira geração do Ford Fiesta não foi bem-sucedida. Substituindo a versão Street, que contava com um visual um tanto quanto defasado, ele abalou o mercado com suas linhas ousadas e surpreendeu até aqueles que não acreditavam mais no potencial do modelo. Hoje, já reestilizado mais uma vez, é o Ford mais vendido, seguido de perto pelo EcoSport. Já na categoria dos hatches pequenos, fica em segundo lugar, perdendo apenas para o Volkswagen Fox.

A maioria dos proprietários consultados pela MOTOR SHOW afirma estar satisfeita com o Fiesta. As virtudes mais comentadas são a beleza e o bom espaço interno. “Como poucos populares, a comodidade de seu interior merece elogios. Seu design também me agrada muito”, afirma o proprietário Bruno Cardoso.

Se, por um lado, a beleza e o espaço são muito elogiados, por outro seu acabamento parece não agradar. A proprietária Luciana Franca diz que, com o tempo, os ruídos começam a aparecer. “Ele é bem barulhento. Acredito que seja por causa das muitas peças de plástico”, conta. Davi Ribeiro diz a mesma coisa. “O acabamento deixa a desejar. Com o tempo, começam a aparecer barulhos.”

Na comunidade do Fiesta no site de relacionamentos Orkut, proprietários relatam falhas no motor. Consultamos mecânicos para descobrir o motivo e, de acordo com Marcos Roberto, da oficina Miscar Serviços, isso se deve ao uso de gasolina adulterada e trocas de óleo fora dos períodos recomendados. “Geralmente o processo de descarbonização é suficiente para sanar o problema”, explica Roberto. Por R$ 24.487 (Tabela Fipe/ MOTOR SHOW) é possível adquirir um Fiesta Hatch 1.0 2005 na versão Personnalité, a gasolina. Para quem aprecia seu visual e precisa de um carro para rodar na cidade, vale o investimento.

Vale caçar um modelo com opcionais, como vidros elétricos e ar-condicionado

O seguro do Fiesta, como na maioria dos Ford, tem um custo bastante razoável

O acabamento interno é bastante simples, e o excesso de peças plásticas pode gerar alguns barulhos inconvenientes

Hora da compra

Falhas no motor e ar-condicionado

Segundo os mecânicos consultados, dois problemas assombram os proprietários do Fiesta. O primeiro são falhas do motor, causadas principalmente pela troca de óleo atrasada e pelo uso de combustível de má procedência. Para sanar estas falhas, é preciso fazer a descarbonização do motor. Outro defeito ocorre no compressor do arcondicionado. Depois de algum tempo de uso, começa a fazer barulhos e pode chegar até a parar de funcionar. O reparo fica em torno de R$ 1.400. Então, antes de fechar negócio, dê uma volta e repare se ele apresenta algum destes sintomas

Eu gosto…

“Mesmo com o

ar-condicionado

ligado, acho

que o motor

responde bem

nas saídas”

Luciana Franca

proprietária

Eu não gosto…

“O acabamento

deixa a desejar.

Com o passar do

tempo, começam

a aparecer

alguns barulhos”

Davi Ribeiro

proprietário

Mercado

A desvalorização é de 2,05% ao ano, maior que a dos concorrentes Palio e Corsa. Mesmo assim, ainda é baixa

* Preços cotados pela corretora Gamara

(11-6262-4888) junto à Porto Seguro