09/07/2021 - 8:00
Embora continue vivo até os dias atuais como um sedã de porte grande, o Nissan Skyline é mais lembrado como o cupê esportivo GT-R, principalmente nas gerações produzidas entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000. Época em que o modelo ficou famoso no Brasil por sua presença nos filmes “Velozes e Furiosos”.
+ Leilão traz Volkswagen Fusca e Chevrolet Opala neste sábado (10)
+ Com 10 km rodados, Nissan Skyline GT-R V-Spec II Nür está sendo leiloado
+ Honda CBX 750F ‘7 Galo’ será oferecida em leilão no próximo dia 21
+ Com 18 anos e só 362 km rodados, Nissan Skyline GT-R esta à venda por US$ 485.000
Mas a origem do nome Skyline é bem antiga e nem sempre esteve ligada a Nissan. O primeiro Skyline foi lançado em 1957 e era produzido sob a marca Prince, por uma empresa chamada Fuji Precision Industries.
Com visual que era baseado no dos carros americanos da época, o Prince Skyline usava um motor 1.5 de apenas 60 cv, mas era considerado um modelo de luxo no Japão da época. Com tração traseira, podia atingir até 125 km/h e era considerado um dos carros japoneses mais velozes do seu tempo.
O modelo era comercializado na carroceria sedã de quatro portas e station wagon Skyway. Embora no lançamento o modelo não estivesse disponível em um carroceria cupê, já em 1960 o modelo ganhava pela primeira vez uma carroceria cupê, com a carroceria projetada na Itália por Giovanni Michelotti e produzida no país europeu.
Nascido como um cupê luxuoso, o Skyline Sports se destacava pelo motor 1.9 de quatro cilindros e 94 cv, que permitia ao veículo atingir 150 km/h de velocidade máxima. Números interessantes para a época. O Skyline só passaria a ser um modelo Nissan a partir de 1966, quando a Nissan adquiriu a Prince e os direitos de uso do nome.
Mais na Motor Show
+ BMW CE 04 é um scooter elétrico com preço de F 850 GS
+ Confira 5 cuidados para tomar com o carro durante o inverno
+ Veja 5 checagens rápidas para fazer antes de uma viagem de carro
+ Leilão traz Volkswagen Fusca e Chevrolet Opala neste sábado (10)
+ Rodízio noturno em São Paulo terá novo horário a partir de sexta-feira (9)
+ Câmera flagra momento em que carro explode no meio do trânsito; veja o vídeo