Aeromobil 4.0: o carro voador do Salão de Frankfurt

Com certificação para voar nos Estados Unidos e Europa, o modelo feito na Eslováquia deve chegar ao mercado até 2020


Dentre os carros expostos na edição deste ano do Salão de Frankfurt, um dos modelos mais curiosos é o Aeromobil 4.0, um misto de carro e avião projetado por uma empresa da Eslováquia.

Com 5,90 m de comprimento e 2,20 m de largura com as asas dobradas, o Aeromobil assusta pelo tamanho. É maior é mais largo do que um Mercedes-Benz Classe S sedã, mas leva apenas dois ocupantes. Movido por dois motores elétricos, com potência somada de 109 cv, o carro voador atinge no solo os 160 km/h e acelera de 0-100 km/h em 10 segundos. Com um consumo médio de combustível de até 23,8 km/l (equivalência calculada pelo EPA americano) .

Já com as asas abertas, a história muda. E toda essa transformação é feita automaticamente, em um processo que leva três minutos. Quem entra em ação é um motor 2.0 turbo boxer de quatro cilindros e 305 cv, que permite ao Aeromobil atingir no ar a velocidade máxima de até 360 km/h, com alcance máximo de até 750 km. E o sistema de transmissão, que em solo transmite a força para as rodas dianteiras, passa a mover a hélice de três pás na traseira.

Além dos airbags e cintos de segurança com pré-tensionador presentes em qualquer carro novo, o modelo está equipado com um para-quedas de segurança para trazer a aeronave em segurança ao solo em caso de pane.

A produção do Aeromobil 4.0 está programada para começar no próximo ano, com as primeiras entregas previstas para 2020. Até o momento, o carro voador possui certificação para voo na Europa e nos Estados Unidos.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel