01/03/2010 - 0:00
Desde que ingressou nas competições do tipo cross- country, em 2004, a Volkswagen vem firmando sua superioridade nas competições fora de estrada. Já são 12 ralis conquistados, entre eles duas edições do Rally dos Sertões e duas do Dakar. Todos a bordo do Race Touareg, que agora, mais do que nunca, pode ser considerado o melhor off-road do planeta. Seus resultados não deixam dúvida.
Em janeiro, a capital da Argentina, Buenos Aires, entrou no clima do Rally Dakar, mas quem chamou atenção mesmo foram os sapos azuis (como são chamados os veículos) que compunham a equipe da VW.
Na rodovia que liga o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini até o centro da cidade, milhares de pessoas ocupavam o acostamento para ver de perto as máquinas que, após concluírem a última etapa da maior e mais temida competição off-road do mundo, se dirigiam ao centro de convenções onde aconteceria, no dia seguinte, a premiação.
Esta 32ª edição do Dakar contou com a participação de 371 veículos divididos entre motos, carros, caminhões e quadriciclos. O percurso total da prova foi de 9.030 km para os carros e caminhões e 8.937 km para motos e quadriciclos.
Os participantes partiram de Buenos Aires, passaram por diversas cidades argentinas e chilenas até retornar ao ponto de partida.
Os Race Touareg da equipe da Volkswagen terminaram o rali com as três primeiras posições, além de um sétimo lugar. O único do time que não completou a prova foi o Touareg do brasileiro Mauricio Neves, que sofreu um acidente. Quem levou a melhor foi o espanhol Carlos Sainz, com dois minutos de vantagem para o companheiro. Qual o segredo da façanha? Uma supermáquina de “comer poeira”, que chega aos 100 km/h em 6s1 e atinge a máxima de 200 km/h. Confira, na página ao lado, como os técnicos da equipe chegaram a esse vencedor.
Motor
Sob o capô do Touareg tem montado longitudinalmente atrás do eixo dianteiro, um motor 2.5 TDI de cinco cilindros em linha com turbo de dois estágios e intercooler. Esse conjunto faz com que o veículo gere 300 cv e torque que supera os 61,2 kgfm
Carroceria
Estrutura tubular em aço com carenagem em fibra de carbono que pesa apenas 30 quilos. Equipado com rodas aro 16, o carro tem 1,76 m de altura, 4,17 m de comprimento, 1,99 m de largura e 2,82 de entre-eixos. O peso mínimo do veículo é 1.788 quilos
Transmissão
Transmissão sequencial de cinco marchas, tração integral permanente com três diferenciais mecânicos com travamento viscoso selecionável. Sua embreagem é de cerâmica com platô triplo e atuação hidráulica
Suspensão
Eixo dianteiro e traseiro com duplo triângulo com dois conjuntos de mola e amortecedor por roda
Freios
Os freios são a disco, ventilados nas quatro rodas, com pinças de alumínio, que dispõem de três pistões de acionamento nas rodas dianteiras e quatro nas traseiras
1- Botão seletor de informações do painel de instrumentos
2- Limitador de velocidade
3- Display que mostra velocidade, giro do motor (rpm) e marcha em uso
4- Ajuste de balanço dos freios
5- Bússola
6- Display com temperatura dos pneus e amortecedores e pressão dos pneus
7- Alavanca de câmbio sequencial de cinco velocidades
8- Chave geral
9- Botão de acionamento do extintor de incêndio
10- Seletores de caixa de câmbio, limite de velocidade e abertura do macaco 11- Controle dos ventiladores
12- Fusíveis
13- Botão do aquecedor de vidros
14- Controle das luzes. Dianteiras à esquerda e faróis de neblina à direita
15- Hodômetro especial para rali
16- Sistema de GPS
17- Controle de correção rápida do hodômetro
18- Compartimento do fone de ouvido de intercomunicação (coberto)