Até pouco tempo atrás, o Salão de Nova Délhi, na Índia, era insignificante. Seus carros rudimentares ficavam fora do circuito mundial. Este ano foi diferente: entre os dias 6 e 12 de janeiro, as atenções (principalmente as do mundo em desenvolvimento) se dividiram entre as novidades apresentadas em Detroit e em Nova Délhi. Em 2010, a Índia mostrou o futuro dos automóveis no Brasil.

Com a crise econômica, os principais fabricantes globais viram suas vendas encolher nos mercados desenvolvidos. A Toyota e a Honda sofreram grandes golpes no Japão e nos EUA, assim como VW e Opel tiveram péssimo desempenho na Europa e Ford, GM e Chrysler quase quebraram nos EUA. A saída é investir nos mercados emergentes, que menos sofreram com a crise e que têm um futuro promissor. Quando se fala em emergentes, fala-se, principalmente, nos BRICs (Brasil, Rússia – quase excluída do grupo -, Índia e China). Por isso, hoje é tão importante olhar para eles: os modelos apresentados nestes países sempre têm grandes chances de chegar aqui.

Chevrolet Beat

Beat na Índia, Spark na Europa e nos Estados Unidos, Daewoo Matiz Creative na Coreia do Sul: todos são o mesmo carro, o novo compacto global da Chevrolet – com pequenas diferenças, adaptadas a cada um dos 150 países onde será comercializado. Mais curto e mais alto que o Celta, o modelo apresentado em Nova Délhi será produzido em Gravataí (RS) a partir de 2012, provavelmente com motor 1.0 de 70 cv. Ah! Vale dizer que, por aqui, seu nome provisório é Projeto Onix.

Toyota Etios Concept

Apesar de ser um conceito, as linhas finais do modelo devem ficar muito semelhantes a estas. No final de 2011, ele começa a ser fabricado em Sorocaba (SP). Leia reportagem nesta edição.

Ford Figo

Não foi surpresa ver o nosso Fiesta reestilizado em Nova Délhi. Ele já havia sido apresentado há alguns meses ao mercado indiano, e, se para eles é uma grande novidade, aqui será apenas mais uma reestilização do compacto, prevista para este ano e feita para conviver com o novo Fiesta, maior, que será importado do México ainda este semestre para brigar com Punto e que, em 2011, será fabricado em Camaçari (BA).

Honda Small Concept

Ao contrário do modelo da Toyota, este Honda é um conceito de verdade, com linhas bem futuristas e provavelmente distantes do modelo de produção. Menor que o Fit, será vendido primeiro na Índia e na Tailândia – assim como o Honda City, que chegou primeiro por lá. Ou seja, tudo indica que futuramente será vendido aqui. Mas isso ainda deve demorar a acontecer.

Tata nano

Conforme MOTOR SHOW havia anunciado – e a Fiat do Brasil nega -, a indiana Tata estuda uma parceria com a montadora italiana para produzir o Nano aqui. O carro mais barato do mundo é vendido por US$ 2.500 na Índia, mas na versão que atenderia às nossas exigências de segurança e às necessidades do consumidor brasileiro, custará mais que o dobro disso. Não há ainda previsão da data de sua chegada ao País.

VW polo

Conforme tínhamos adiantado há quase dois anos, o novo Polo brasileiro seguirá o mesmo caminho do indiano. Primeiro produto da nova fábrica da Volks no país (de onde sairá também o Polo Sedan que mostramos em nossa edição de dezembro passado e que, estranhamente, não compareceu a Nova Délhi como o previsto), ele tem design externo quase idêntico ao europeu – mas tanto o acabamento quanto sua plataforma foram simplifi cados. Deve chegar aqui até o fi nal de 2011.

Renault Koleos

Se o Duster vem para brigar com o EcoSport, o Koleos pode vir para brigar com Captiva e Honda CR-V. Nada foi anunciado ofi cialmente, mas sua presença no salão indiano prova que há planos para mercados emergentes.