Pode parecer impensável nos dias de hoje, mas até 1979, quando a Revolução Islâmica derrubou o governo pró-ocidente do Xá Reza Pahlavi, o Irã era um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio e várias empresas americanas tinham o seu pé no país. A General Motors, por exemplo, tinha uma fábrica que era, até então, a única fora dos Estados Unidos a produzir um carro da Cadillac.

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A General Motors Iran montou com peças importadas 2.653 unidades do sedã Seville, com o nome de Cadillac Iran. O menor carro da marca nos Estados Unidos era o mais luxuoso da gama no país do Oriente Médio, onde eram fabricados também os modelos Buick Skylark e Chevrolet Nova. O conjunto mecânico do Cadillac era o mesmo oferecido nos EUA: um motor 5.7 V8 a gasolina de 177 cv e um câmbio automático de três marchas.

A produção do modelo foi iniciada em 1977 e encerrada apenas em 1987, quando a fábrica da General Motors já havia sido transformada na Pars Khodro. Atualmente, a empresa iraniana produz sob licença, na mesma fábrica onde era montado os carros da GM, os Renault Logan e Sandero e modelos da chinesa Brilliance (leia mais aqui).

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