A grande novidade desse Bravo é a versão Sporting. Antes dela, quem quisesse comprar o médio da Fiat com visual mais esportivo, teria que optar pela cara e bem mais potente conguração T-Jet. Agora, pode levar um modelo do hatchback com teto, spolier dianteiro, minissaias, faixas laterais e roda aro 17, mantendo o motor 1.8 de 132 cv. Mas, apesar de o novo catálogo ser uma novidade interessante, quem roubou a cena no lançamento foi a nova geração da transmissão automatizada da Fiat, chamada agora de Dualogic Plus. O câmbio está muito mais e ciente nas manobras, passagens das marchas e ultrapassagens.

A função creeping, por exemplo, eliminou um grande incômodo desse tipo de caixa robotizada, que é a necessidade de controlar a aceleração nos deslocamentos em baixas velocidades. Agora, assim que você tira o pedal do freio, com o câmbio na posição Drive, o carro começa a se movimentar lentamente, o que permite saídas mais suaves e facilita estacionar. Além disso, as passagens de marcha estão menos perceptíveis, sem trancos, bem mais parecidas com a de uma transmissão automática. Outra evolução é o Auto-up Shift Abort. O sistema identi ca quando o motorista está acelerando para retomar velocidade e anula a passagem para a marcha mais alta. Com isso, as ultrapassagens cam mais fáceis e seguras, e a condução, mais ágil.

 

No desempenho, porém, não espere a esportividade anunciada pela carroceria incrementada. O carro vai bem, mas não chega a ser empolgante. A boa notícia vem da suspensão, que foi rebaixada como a da versão T-Jet, para melhorar o desempenho em curvas. Para quem faz questão de trocar as marchas manualmente, aqui, essas passagens podem ser feitas pelas borboletas no volante, o que já dá um tempero a mais. Assim como o volante e o pomo do câmbio com costuras vermelhas. 

Vendido também com câmbio manual, o Bravo Sporting vai de R$ 58.140 a R$ 62.140. Mas, se for comprar a versão topo, pense bem, pode ser muito mais negócio car com o T-Jet, que é apenas R$ 4 mil mais caro.