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SEM DADOS

HONDA BRIO

ESTIMADO/A PARTIR DE R$45.000

Na pista de Motegi, no Japão, avaliamos o potencial do modelo para o mercado nacional

A Honda lançou no mercado indiano seu pequeno Brio. Homônimo de uma versão de entrada do Fiat Uno de 1991, o carrinho da Honda já havia sido apresentado na Tailândia. Mas a grande notícia é que esse pequeno Honda é candidato a ser comercializado no mercado brasileiro. Palavra do presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, em entrevista concedida a jornalistas brasileiros, no Salão de Tóquio (confira reportagem na página 18). Foi uma conversa quase informal, em que Takanobu pediu opiniões. “Vocês conhecem profundamente o mercado brasileiro, o que acham do Brio por lá?”, nos questionou. O presidente da Honda ouviu a opinião de cada um dos três jornalistas especializados presentes e concluiu: “A comercialização do Brio no Brasil ainda está em fase de estudos e viabilização de custos, mas essa possibilidade é muito boa.”

Diante dessa afirmação, partimos para fazer um test drive com o modelo na pista de Motegi, no Japão. O carro estava disponível para avaliação em um roteiro que simulava um percurso urbano. Era uma versão automática CVT e motor 1.2 de 90 cv. Mesmo sendo completa em equipamentos, era notório seu acabamento simples, como cabe a um carro de entrada. Para o mercado nacional, a estratégia deve mudar. Como deverá ser posicionado como um modelo de nicho, e não como um carro de entrada, deverá conquistar consumidores que hoje compram Fiat 500 e Kia Picanto. Para isso, terá de oferecer mais. No mínimo, o que oferecem seus concorrentes: acabamento refinado, forração de melhor qualidade e até a opção pelo couro.

Ao que tudo indica, a Honda está de olho nas pessoas que precisam de um carro ágil e econômico para uso urbano, que seja fácil de estacionar. São pessoas que podem ter um automóvel maior para viagens nos fins de semana, mas que não querem se estressar nos centros urbanos. Também será o primeiro veículo de estudantes de média, que não abrem mão do conforto de uma direção hidráulica, de um ar-condicionado e até de uma transmissão automática. Ainda servirá bem ao público feminino, principalmente mulheres independentes, que querem um carro pequeno e econômico que atenda a suas necessidades de locomoção, com manutenção fácil e barata.

 

O Brio é rápido e ágil. Bom, portanto, para trafegar na cidade. Com quatro portas, oferece um bom espaço para quem senta no banco traseiro, que pode ter seu encosto rebatido. Apesar da pequena capacidade do porta-malas (parcos 175 litros, insuficientes para as bagagens de uma família, mas razoáveis para uma só pessoa), o simples soltar de uma trava permite rebater o encosto do banco traseiro, liberando um espaço bastante bom para o transporte de cargas maiores, recurso que só pode ser usado quando o motorista está apenas com um acompanhante.

No comprimento, ele tem a medida de um Ford Ka antigo. Já sua largura é maior que a do Gol ou Palio. O interior acomoda bem quatro pessoas, mas o porta-malas, com sua charmosa tampa de vidro, é bem pequeno: não chega a 200 litros

O modelo avaliado no Japão tinha acabamento espartano típico de carro de entrada. Aqui, isso será revisto e ele deve ganhar até couro nos bancos

Segundo os números divulgados pela Honda, o Brio é capaz de chegar aos 14 km/l de consumo na cidade e 20 km/l de consumo rodoviário. Muito bom para os padrões brasileiros. Com 3,61 m de comprimento, ele tem aproximadamente o tamanho de um Ford Ka antigo, mas com 1,68 m de largura, é maior do que Gol e Palio, por exemplo.

Preço do Brio no Brasil? Importado para atender ao anseio momentâneo do mercado (há uma possibilidade de produção local), deverá custar cerca de R$ 40 mil, o de câmbio manual, e cerca de R$ 45 mil, o modelo completo, automático.