Desde 2010, a montadora sueca Volvo está sob o comando da chinesa Geely. Mas, do ponto de vista administrativo e estratégico, a empresa escandinava nunca foi tão sueca. Desde os principais executivos, passando pelos valores que norteiam sua estratégia até os projetos tocados internamente. O mais robusto deles atende pelo nome de Visão 2020 e prevê o desenvolvimento de um automóvel capaz de garantir que nenhum de seus ocupantes ou pessoas ao seu redor sejam feridos com gravidade por acidentes envolvendo os veículos da marca. O que à primeira vista parece algo extraído de um filme de ficção científica é, na verdade, um projeto viável, de acordo com o board da Volvo. No final de agosto, a empresa levou para Estocolmo um grupo de jornalistas para apresentar o novo XC90. O robusto SUV traz a marca da renovação da montadora e já incorpora componentes do carro do futuro (leia quadro). Além da segurança, um item considerado parte integrante  do DNA da montadora (que inventou o airbag e o cinto de segurança de três pontos), a conectividade é a grande sacada dos engenheiros, designers e marqueteiros da Volvo.

Conhecemos de perto, no centro de design da Ericsson – empresa sueca de telefonia e parceira da montadora –, alguns dos atributos que vêm sendo instalados progressivamente nos veículos da Volvo. A começar pelo dispositivo que permite que a central de comunicação do veículo se conecte a um smartphone. Com isso, os pagamentos de pedágios e de estacionamentos podem ser feitos sem que o motorista use dinheiro ou cartão. As comodidades não param por aí. Johan Maresch, diretor de TI e inovação da Volvo Cars, conta que também está em teste o “Volvo Roam Delivery”, por meio do qual os clientes podem receber encomendas feitas por sistemas delivery ou pela internet, diretamente no porta-malas do veículo. Funciona assim: após a compra, o sistema gera um código que trabalha como geolocalizador e chave provisória, capaz de abrir apenas esse compartimento pelo período mínimo, para que a entrega seja feita.

De acordo com Maresch, o potencial desse serviço é enorme e, seguramente, deverá contar com a adesão do mercado. A certeza vem dos números envolvidos nas compras eletrônicas. Segundo ele, apenas a Amazon entrega 156 milhões de pacotes por dia. Um fato negativo são as entregas feitas apenas na segunda ou na terceira tentativa, por causa da ausência do cliente. O carro que será produzido pela Volvo a partir de 2020 também está sendo desenvolvido com a pretensão de ser o veículo mais global possível. Para isso, um grupo de designers e engenheiros viaja para diversos países para estudar os hábitos dos potenciais clientes. Na Alemanha, na China e nos Estados Unidos, por exemplo, já foram realizadas clínicas com proprietários de carros da marca. “Passamos um dia inteiro com uma família para observar sua rotina, entender suas necessidades e, a partir daí, definirmos os acessórios que podem se adaptar ao estilo de vida dela”, afirma Helle Petersen, diretora da área de experimentação da Volvo. Todas essas inovações, de acordo com os executivos da empresa, têm sido pesquisadas para serem incorporadas de forma tranquila aos automóveis, como se fossem itens opcionais ou de série. “O processo é o mesmo que nos levou ao desenvolvimento do airbag. Mas, pelo nosso ponto de vista, o motorista sempre terá o controle.” Por conta disso, os executivos da montadora sueca garantem que sempre haverá uma pessoa atrás do volante de um automóvel da marca.

Mobilidade com Segurança

Foram instalados cerca de 100 dispositivos dentro do veículo para evitar que o motorista se distraia. Exemplo: o sistema de telefonia pode bloquear ligações via celular nos momentos em que o motorista estiver em um percurso mais difícil. 

• Sistemas de detecção de objetos evitam que os carros atropelem uma pessoa ou colidam com outro veículo. Na iminência de um choque, o veículo para automaticamente.

• O dispositivo, instalado hoje no modelo XC90, o maior SUV da Volvo, previne colisões em velocidades até 15 km/h e minimiza o risco até 50 km/h. • O V40 possui airbags externos, para reduzir a possibilidade de danos aos pedestres, em casos de atropelamento

• O piloto automático assume todas as funções do veículo, controlando a velocidade e a distância dos demais automóveis e caminhões. Não se  trata de um carro que anda sem piloto, pois o motorista pode retomar a direção no momento em que desejar. O sistema é efetivo em velocidades abaixo de 50 km/h.

• O sistema de comunicação do carro avisa ao motorista o momento de mudar os pneus para os modelos de neve, e outros dados relacionados a eventos ocasionais ao longo do ano, como revisões programadas.

• O carro também ajudará o motorista a escolher a melhor rota, de acordo com seu perfil de direção, possibilitando economia de combustível, por exemplo.