Baseado no já charmoso Mini Coupé (leia comparativo com o Peugeot RCZ na pág. 80), esse novo Roadster é o primeiro conversível de dois lugares da história da marca inglesa. Sexto modelo da Mini a desembarcar no Brasil, ele chega às concessionárias em duas configurações, ambas com o motor 1.6 desenvolvido em parceria pela Peugeot e pela BMW: a Cooper, de 120 cv, e a turbinada Cooper S, de 184 cv. Em qualquer uma delas, o Mini Roadster é diversão garantida. Avaliado por MOTOR SHOW em um circuito fechado, ele mostrou que acelera mais do que o hatch. Com a tecla Sport acionada, as respostas do acelerador ficam mais rápidas e, o volante, mais direto. O ajuste firme da suspensão melhora a dirigibilidade e permite contornar curvas rapidamente e sem medo. Além disso, no modo mais esportivo a função overboost eleva a pressão do turbo e, como nos demais Mini, a transmissão automática de seis velocidades tem opção de trocas manuais. Um superkart de R$ 145.000! A segurança é garantida pelos controles eletrônicos de estabilidade e de tração e quatro airbags (dianteiros e laterais). Para quem quer pagar menos, a opção de entrada, menos potente, sai por R$ 132.950.

A aerodinâmica do Roadster também foi melhorada em relação ao seu irmão mais caro, o Mini Cabrio, que tem espaço para quatro passageiros: o para-brisa ficou 13° mais inclinado. Segundo a Mini, a velocidade máxima do modelo é de 227 km/h. Por dentro, o carro mantém a boa posição de dirigir, os comandos ficam à mão e o espaço interno é satisfatório. Na tela central são exibidas informações dos sistemas de entretenimento e comunicação – e ainda este mês chega o sistema de navegação em português.

O painel mantém o padrão da marca, com o velocímetro mal posicionado e de leitura difícil que deve ser abolido na próxima geração dos Mini. Atrás dos bancos, espaço para bolsas e mochilas e uma tampa que dá acesso ao porta-malas. O câmbio manual só será oferecido no JCW, no ano que vem

Enquanto no Cabrio a abertura da capota é elétrica, no Roadster, por enquanto, é totalmente manual. É preciso soltar a trava, puxar o tecido e dobrá-lo atrás dos bancos

Para abaixar a capota de tecido é preciso soltar uma trava na parte superior do para-brisa e empurrá-la para trás. Todo o processo é manual: a capota fica dobrada atrás dos bancos em um compartimento específico, sem invadir o porta-malas – que, no entanto, foi reduzido de 280 litros, no Coupé, para parcos 240 litros. Pegou chuva? Basta pressionar um botão entre os santantônios e trazê-la de volta. Segundo a marca, futuramente chegarão unidades com um sistema de abertura semielétrico, que mantém apenas o travamento manual. Outro charme à parte é o aerofólio que levanta automaticamente a 80 km/h. “Ele não está lá apenas como enfeite. A 120 km/h, auxilia na estabilidade do carro e, a 200 km/h, cria uma força de 40 kg para ajudar a colar o carro no chão”, explica Luiz Estrozi, gerente de serviços e planejamento da BMW.

Pequeno e charmoso, o Roadster deve conquistar um consumidor muito específico, pois as vendas de conversíveis no Brasil são muito fracas. “A expectativa é de comercializar 100 carros este ano. Até o momento, foram entregues 50 unidades às concessionárias, algumas com o kit visual John Cooper Works, que eleva o preço para R$ 151 mil”, diz Matheus Pereira, coordenador de vendas da marca. A chegada do verdadeiro Roadster JCW, mais potente, está marcada para o próximo ano. E a família vai crescer ainda mais: a fabricante anunciou a chegada do Countryman JCW ao Brasil no segundo semestre de 2013 e o Mini Paceman, um cupê-crossover, chega antes, já no Salão do Automóvel de São Paulo, agora em outubro.

Mini Cooper S Roadster

Motor quatro cilindros, 1,6 litro, 16V, comando variável, injeção direta, turbo Transmissão automática, seis marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 3,72 m – larg.: 1,68 m – alt.: 1,39 m Entre-eixos 2,467 m PoRta-malas 240 litros Pneus 195/55 R16 Peso 1.260 kg ● Gasolina Potência 184 cv a 5.500 rpm Torque 24,4 kgfm entre 1.600 a 5.000 rpm (26,5 kgfm de 1.730 a 4.500 rpm com overboost) Velocidade máxima 227 km/h 0 – 100 km/h 7 segundos Consumo cidade: 11,2 km/l – estrada: 20 km/l (Europa) Consumo real não disponível

A capota não invade o portamalas, mas fica guardada sobre ele (à dir.), o que rouba parte de seu espaço. O aerofólio gera até 40 quilos extras de carga aerodinâmica