Gostou do carro das imagens? Então prepare-se, pois ele chega ao mercado nacional ainda no primeiro semestre do ano que vem, com preços a partir de R$ 28.000. E a grande surpresa estará em seu nome, que será Ford Escort, um antigo conhecido dos brasileiros, substituído em 2003 pelo Focus – que, aliás, chegou em sua nova geração, conforme você verá nas páginas seguintes. É isso mesmo: a Ford quer aproveitar o encanto que seu hatch de maior sucesso, em sua história no mercado brasileiro, ainda tem junto ao consumidor – e, por isso, decidiu batizar esse novo carro com o nome Escort. Oficialmente, a Ford não confirma, mas também não nega, que esteja considerando esse nome para o carro.

Sem nenhuma relação com o Escort Concept apresentado na China (leia quadro), o carro foi desenvolvido conjuntamente entre Europa e Brasil – daí ter sido flagrado no aeroporto de Viracopos (Campinas, SP), voltando de uma viagem à Alemanha. Atendendo principalmente às necessidades dos mercados emergentes, ele será inicialmente lançado no Brasil, mas não se admire se depois ele migrar para os mercados russo, indiano e chinês (onde ganharia outro nome). O novo carro, que vem sendo chamado pela imprensa brasileira de novo Ka, é, na realidade, o Escort – com posicionamento mais para carro de entrada, para brigar com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Hyundai HB20 & cia. Vale lembrar que em sua época áurea ele era posicionado como carro médio, na casa de R$ 50.000.

Agora, o Escort será um modelo mais popular. Ele usará a mesma do EcoSport e do New Fiesta, fazendo supor que seu comportamento dinâmico será semelhante – ou seja, ele terá ótimo compromisso entre conforto e estabilidade, além de um rodar bastante silencioso. Seu interior, segundo nossas fontes, lembrará o do New Fiesta. Mas, por ser mais barato, o Escort deverá utilizar materiais mais simples.

O novo hatch começa a ser vendido no meio do primeiro semestre do ano que vem, com um moderno motor flex derivado do EcoBoost 3 cilindros que, na Europa, possui injeção direta e turbo. Aqui, porém, ele será naturalmente aspirado e com injeção indireta, para conter os custos. Sua potência deve girar em torno dos 80 cv, quase o mesmo que o 3 cilindros da Volkswagen, que tem até 82 cv de potência. Além disso, ele será oferecido também com o motor 1.5 com comando variável, de 111 cv, já usado no New Fiesta. Essa versão mais potente e luxuosa visará a atender às necessidades do público que não compra carro 1.0, mas quer um carro pequeno e ágil para uso urbano e rodoviário. Deverá ser bastante semelhante às ilustrações que publicamos aqui, com rodas aro 15, que lhe dão um ar mais robusto e de maior porte.

Partindo de R$ 28.000 na versão de entrada, o novo Escort chegará perto de R$ 40.000 em sua versão topo de linha. Seu lançamento implicará o encerramento da produção do atual Ford Ka, e assim o Fiesta Rocam 1.0 passará a ser o modelo de entrada da marca, com preços a partir de R$ 24.000. Até o fim do ano que vem, também já como modelo 2015, a Ford lançará a versão sedã do Escort.