28/10/2014 - 9:12
Shiro Nakamura, vice-presidente mundial de design da Nissan, foi o responsável por apresentar a grande novidade da Nissan no Salão: o carro-conceito Kicks, uma (enorme) evolução do Extrem apresentado em 2012. Não foi por acaso que a marca guardou o lançamento mundial dele para São Paulo. Esse conceito dará origem a uma versão de produção. “As chances de virar realidade são muito grandes, e o Brasil é o mercado para ele”, afirmou à MOTOR SHOW um otimista François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
Dossa, otimista com uma retomada do mercado em 2016 – após um 2015 estável –, diz que a NIssan pretende ganhar market-share com o New Versa, outra novidade no Salão (leia abaixo), e com esse novo modelo. A versão de produção do Kicks – que pode ter esse ou outro nome – será apresentada nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Afinal, a marca é uma das patrocinadoras do evento. Com a base do New March e do New Versa, ele enfrentará EcoSport, Duster, Renegade, HR-V e cia. Quanto à motorização, Dossa diz que não vai se limitar ao 1.6 atual. Novos motores estão em desenvolvimento, junto com a parceira Renault. “Terão tecnologia turbo?”, pergunto. “É o caminho”, responde Dossa.
Já o designer Nakamura diz que o Kicks é “um crossover para quem sabe quem é e o que deseja. Um veículo para quem deseja conforto na cidade e nas estradas do interior do país”. E destaca “o farol em bumerangue e a grade em V”, além do teto flutuante. O crossover foi feito em conjunto pelos designers de todas as regiões do mundo. “É o conceito perfeito pro Brasil, mas com grande potencial para outros mercados. Estamos curiosos para ver a reação do público .” E então, o que você achou?
New Versa
O New Versa foi apresentado no Salão de Nova York, em abril. A grande novidade, como já havíamos adiantado, é que o modelo será produzido a fábrica da Nissan, em Resende, Rio de Janeiro. O sedã chegará ao mercado nacional em abril de 2015. O design externo foi atualizado, principalmente na dianteira, agora com desenho similar às dos irmãos Sentra e Altima. O exterior fica completo pelas rodas de aro 16. Por dentro, a cabine ganhou novo estilo e itens de conforto e de conveniência. O New Versa é equipado com mesmo conjunto motriz de antes: motor 1.6 16V flex e câmbio, por enquanto apenas manual, de cinco marchas.
Nissan GT-R
Montado na fábrica de Tochigi, no Japão, o GT-R tem um desempenho de tirar o fôlego. Seu motor V6 3.8 oferece 545 cv e 64 kgfm. A transmissão é de dupla embreagem e seis marchas com trocas seqüenciais. Com esse conjunto mecânico, o GT-R atinge a máxima de 313 km/h. As suspensões são da Bilstein e oferecem três tipos de regulagem: Normal, R-Mode (para máximo desempenho) e conforto. Uma máquina que nasceu para fazer inveja a outros superesportivos alemães e italianos.