A Aventador J, sem capota nem para-brisa, preserva a confi guração mecânica original e foi produzida sob encomenda para um cliente excêntrico

No Salão de Genebra, capital da Suíça, tudo é um tanto diferente. Alguns importantes lançamentos da indústria são apresentados, é claro. Mas, além de ter estandes das marcas tradicionais, a mostra sempre é marcada pela forte presença de fabricantes independentes. Lá, eles são mais, e maiores, do que em qualquer outro salão. Então, em vez de falar dos grandes lançamentos, como Mercedes Classe A e Audi A3, desta vez MOTOR SHOW foi atrás dos mais curiosos modelos, dos carros preparados, dos fabricantes independentes e dos superesportivos… Enfim, do “lado B” do Salão de Genebra.

Mesmo entre os fabricantes grandes, como a Lamborghini, Genebra consegue dar seu toque de exclusividade. O Aventador J da página ao lado era uma unidade exclusiva, construída, sob encomenda, para um cliente. Sem capota e para-brisa, tem a motorização da versão tradicional, um V12 de 700 cv.

A inglesa Aston Martin é outra fabricante que, apesar do nome já tradicional e muito conhecido no mercado mundial, ainda apresenta modelos superesportivos extremamente requintados, sendo produzidos quase que artesanalmente na Inglaterra. Ela apresentou o novo Zagato, equipado com um V12 de 6,0 litros e 510 cv. Diversas partes da sua carroceria, como o teto, o capô e as portas, são construídas à mão. Para reduzir o peso, foi utilizada fibra de carbono nos para-lamas, na tampa do porta-malas e nas maçanetas. Serão produzidas apenas 150 unidades.

Outra fabricante de produção limitadíssima presente no salão era a ítalo-argentina Pagani, que mostrou seu novíssimo Huyara, substituto do Zonda, que foi um dos modelos mais cobiçados exibidos no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008. O motor tem nada menos que 710 cv.

Ainda entre os superesportivos, o mais “mainstream” deles, e um dos que mais chamaram a atenção dos visitantes, foi a novíssima Ferrari F12 Berlinetta. O modelo, que tem a importante missão de substituir a 599 GTB Fiorano, é o mais potente já produzido pela fábrica de Maranello, na Itália. Tem motor V12 com injeção direta e impressionantes 740 cv e chegará ao Brasil entre o fim do ano que vem e o início de 2013.

Tão exclusivos quanto esses superesportivos – ou até mais – são os carros feitos sob medida. Essa é a especialidade de preparadoras como a Hamann, a ABT, a RUF, a Alpina e a Weismann. Elas, como sempre, levaram ao salão suas interpretações de carros que, na opinião da imensa maioria dos mortais, não precisariam ser mudadas em absolutamente nada. Seus alvos favoritos são os Porsche Panamera e Cayenne, os esportivos da BMW e da Mercedes e enormes SUVs como o Mercedes G e o Audi Q7. Até o Range Rover Evoque conversível, que apareceu oficialmente em uma versão conceito, já estava personalizado no estande de uma das mais prestigiadas preparadoras.

Mas diferentes mesmo de tudo eram os carros da tradicional fabricante britânica Morgan. Destaque para o Three Wheeler, um modelo de três rodas – duas na frente e uma atrás – com design inspirado nos aviões-caça. Quem já dirigiu o veículo garante que ele proporciona a mais pura diversão.

Um grande destaque entre os fabricantes mais tradicionais foi o Honda NSX Concept. Trata-se de uma releitura do superesportivo dos anos 1990, mas agora com um intrincado sistema de motores elétricos combinados com uma unidade à gasolina. O modelo, com grandes chances de ser produzido em um futuro próximo, quer trazer de volta para a marca Honda a imagem de inovação que foi perdida com o passar do tempo.

Se você é fã de carros preparados e de tuning, portanto, o Salão de Genebra é uma alternativa bastante interessante ao SEMA Show realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos. Sem a extravagância e o exagero tipicamente americanos, aqui as personalizações são mais discretas, e, de modo geral, muito mais refinadas.

Acima, uma versão preparada da novíssima McLaren MP4-12C. Abaixo, um Sbarro Flopper III, um Fórmula para três passageiros com motor V8 de sete litros com 400 cv de potência

 

Mais do que uma simples mostra de novos modelos, o Salão de Genebra se diferencia dos demais por ser um espaço para a experimentação e, claro, modelos envenenados

Lançamentos do Mundo real

Acima, uma releitura do famoso Alfa e, no alto, um extravagante conceito da Valmet. Abaixo, um dos artesanais Morgan e a versão do Mercedes SLS Roadster apimentada pela Hamann.