01/03/2012 - 0:00
Você com certeza deve se lembrar do simpático cachorro “salsicha” que aparecia nas propagandas da Cofap. O animalzinho virou um símbolo cult da empresa que foi fundada por Abraham Kasinski. O empresário faleceu em 9 de fevereiro, aos 94 anos, deixando uma grande contribuição para a indústria automotiva nacional. Por muitos anos, sua empresa foi a maior do segmento de autopeças da América Latina. Em 1997, porém, a companhia foi vendida para a italiana Magneti Marelli por US$ 25 milhões – e aí se iniciou uma nova etapa na história de vida desse visionário.
Aos 82 anos e recém-saído da Cofap, o caçula de quatro filhos de um casal de imigrantes russos decidiu investir em uma fábrica de motocicletas. O objetivo era tentar conquistar uma fatia do mercado dominado pelas duas grandes, Honda e Yamaha. Assim, em 1999, foi fundada em Manaus (AM) a fábrica da Kasinski.As japonesas continuam líderes absolutas de mercado, mas a Kasinski conseguiu se tornar uma marca respeitada. Dez anos depois, em 2009, foi comprada pelo grupo sinobrasileiro CR Zongshen. Kasinski permaneceu ativo no ramo industrial até os 92 anos. Deixou esposa e dois filhos.
Acima, Kasinski com um dos muitos modelos fabricados em Manaus. À esquerda, uma propaganda em que ele aparece fazendo malabarismos com uma de suas motos. À direita, em um triciclo comercial, uma das inovações da marca para crescer no mercado