24/07/2025 - 11:58
Predecessor do Citroën ZX, de 1991, o ZX Rallye Raid foi um protótipo construído há 35 anos exclusivamente para ralis, estreando no Baja Aragón, no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho de 1990. E logo na estreia garantiu duas posições no pódio, com a vitória de Ari Vatanen e Bruno Berglund e o segundo lugar da dupla Jacky Ickx e Christian Tarin.
Equipado com um motor central-traseiro de 4 cilindros e 2,5 litros, entregava até 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de 7 marchas e três diferenciais autoblocantes. A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados, e os freios usavam discos ventilados de até 355 mm. Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, velocidade amparada por pneus Michelin de competição. Para longas etapas no deserto, os tanques de combustível comportavam 480 litros.
Na temporada seguinte, a dupla Vatanen e Berglund conquistou o primeiro lugar no desafiador Paris – Trípoli – Dakar, após 9.000 km de travessia entre os continentes europeu e africano. O ápice da temporada veio em outubro, no Rali dos Faraós, com a conquista das três primeiras posições. Foram 36 vitórias em 42 corridas e quatro títulos no Paris-Dakar Rally (1991, 1994, 1995 e 1996).
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O ZX Rallye Raid deu à Citroën um laboratório de testes para desenvolver veículos de produção. Como, por exemplo, refinar o sistema de suspensão independente com longo curso, ideal para terrenos irregulares e aplicado no Citroën ZX, lançado em 1991. O chassi tubular e a carroceria leve do ZX Rallye Raid inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua.

As condições extremas dos ralis (calor, areia, lama, neve) também trouxeram para a Citroën a possibilidade de testar em condições adversas os sistemas de arrefecimento e vedação das cabines. O ZX Rallye Raid também foi essencial para o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC – que entre 1998 e 2006 acumulou 34 vitórias em 58 provas no WRC – e do Citroën C4 WRC (2007-2010), vencedor de 36 etapas do WRC.
