EMISSÃO DE CO2 135 G/KM MUITO BAIXA

VW GOL POWER 1.6 SUGERIDO R$ 36.980

EMISSÃO DE CO2 N/D G/KM SEM DADOS

LIFAN 320 ELITE 1.3 SUGERIDO R$ 29.980

Cerca de um mês antes de seu lançamento oficial no Salão do Automóvel, o Lifan 320 já estava sendo vendido na concessionária VM Veículos, em Osasco (SP). Um carro com visual divertido, um pouco retrô, que não dá para negar que foi “inspirado” no Mini Cooper. O preço de R$ 29.980 (cerca de um terço do valor do Mini original) chama bastante a atenção dos curiosos que passam pela frente da nova revenda. Por ironia do destino (ou não), o estande da Lifan no Salão ficava de frente para o da Mini. Aí, as comparações ficaram evidenciadas.

Apesar dos plásticos lisos, o Lifan tem interior agradável, com duas cores e painel, como no rival, com iluminação azul. O som, acima, só tem rádio e entrada auxiliar, o espaço traseiro é razoável e os estofados poderiam ser melhores

No Gol, o volante multifuncional (no alto) é opcional, assim como o sistema de som (que, na versão mais barata, também não lê CDs). O espaço interno é melhor, mas não muito, enquanto seus bancos são mais confortáveis

Mas quem pensa que a marca se incomoda com isso se engana. Muito pelo contrário: para chamar a atenção, a montadora contratou um sósia do personagem inglês Mr. Bean, que andava em um Mini Cooper original, para ficar ao lado do modelo (confira a foto no início deste especial).

Para enfrentar concorrentes como o líder de seu segmento, o Gol, não basta um visual interessante. O 320 aposta em uma excelente oferta para quem busca um carro com uma lista de equipamentos generosa, mas não quer pagar mais de R$ 30 mil por isso. Enquanto o Gol Power tem ar, controle elétrico dos retrovisores, airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve e CD player apenas como opcionais, o compacto da Lifan traz de série todos estes itens (embora seu som tenha só entrada auxiliar, mas não USB e nem para CD), além de direção hidráulica, freios ABS com EBD, travamento automático das portas a 20 km/h e vidros elétricos – dianteiros e traseiros. Mesmo assim, ele ainda é exatos R$ 7 mil mais barato do que o rival (colocando os itens de série do Lifan no Gol, como opcionais, esta já grande diferença aumenta consideravelmente).

Com motor 1.3, o Lifan não rende o mesmo que o Gol, que tem propulsor 1.6. São 104 cv do líder contra 88 cv do desafiante. O modelo da Volkswagen é mais ágil do que o 320, mas o chinês também não decepciona. No quesito dirigibilidade, o Gol também leva a melhor. O carro da Lifan tem maior curso de direção, fazendo com que o motorista tenha que girar mais o volante para fazer curvas. E o câmbio do 320 também não tem a precisão e a facilidade de engates que o Gol proporciona (e é uma de suas maiores qualidades).

Por dentro, o Lifan é mais descolado do que o rival, que aposta na discrição e nas cores suaves. O 320 tem interior de duas cores (preto e bege) com detalhes prateados, que tornam o visual interno tão atraente quanto o externo. Com exceção dos estofados, o acabamento do chinês também agrada – mas, mesmo assim, apresenta alguns ruídos na parte traseira ao passar em buracos. O espaço interno também é maior no Gol, que tem 16 cm a mais de comprimento e 12 cm a mais na distância entre-eixos. Mesmo assim, quem vai nos bancos da frente do 320 não sente tanto a diferença – os mais prejudicados são mesmo os passageiros de trás.

Se uma das maiores preocupações de quem compra um carro recém-chegado ao mercado é o preço das peças, os interessados no 320 podem ficar tranquilos, pois as peças têm valores dentro da média. E, assim como o representante da Volks, as três primeiras revisões apresentaram valores bastante razoáveis. Até por isso, o seguro de nenhum dos dois é caro. Cotados pela Porto Seguro, no melhor perfil o Gol leva vantagem, mas, no pior, o seguro do chinês é mais barato (confira os valores na tabela ao lado).

O 320 é montado no Uruguai e ainda não tem opção de motor flex, mas a marca não descarta a hipótese de estabelecer parcerias com empresas que fornecem a tecnologia. Enquanto isso não acontece, o hatch vai ganhando terreno com seu visual e seu preço. Se você é ousado e busca custo/benefício, o 320 pode ser um bom negócio, mas se você compra um carro pensando no mercado na revenda e não está disposto a correr riscos, pode ser melhor ficar com o Gol, que, apesar de bem mais caro, é um investimento certo.

Contra o líder do segmento a situação deste chinês ficou difícil, mesmo sendo bem mais barato. Mas comparando-o com carros de valor próximo, como um Celta 1.4 ou mesmo um Gol 1.0, este Lifan se torna, sem dúvida, uma compra muito mais interessante.

Lifan 320 Elite

Motor quatro cilindros em linha, 1,3 litro, 16V, aspirado Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 3,74 m larg.: 1,62 m alt.: 1,43 m Entre-eixos 2,340 m Porta-malas 300 litros Pneus 165/70 R14/ Peso 950 kg Gasolina Potência 88 cv a 6.000 rpm Torque 11,2 kgfm a 5.000 rpm Velocidade máxima 156 km/h 0 100 km/h 16 segundos Consumo n/d Consumo real n/d

Os preços podem variar conforme a concessionária Seguro da Porto Seguro pela Corretora D&G (11) 3985-3118.

Volkswagen Gol Power 1.6

Motor quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V Transmissão manual, cinco marchas, tração dianteira Dimensões comp.: 3,90 m larg.: 1,66 m alt.: 1,46 m Entre-eixos 2,465 m Porta-malas 285 litros /Pneus 195/55 R15 Peso 993 kg Gasolina Potência 101 cv a 5.250 rpm Torque 15,4 kgfm a 2.500 rpm Velocidade máxima 190 km/h 0 100 km/h 10,1 segundos Consumo cidade: 13,1 km/l estrada: 18,5 km/l Consumo real cidade: 10,4 km/l estrada: 12,4 km/l Etanol Potência 104 cv a 5.250 rpm Torque 15,6 kgfm a 2.500 rpm Velocidade máxima 192 km/h/0 100 km/h 9,8 segundos Consumo cidade: 8,8 km/l estrada: 12,4 km/l Consumo real cidade: 6,8 km/l estrada: 8,8 km/l