O maior da história

0
52

As vendas de carros no Brasil vêm batendo recordes, e as montadoras aproveitam para fazer o maior Salão do Automóvel da história. Mais de 600 mil visitantes devem ver os cerca de 450 veículos expostos por 38 marcas, além dos estandes de tuning, acessórios, etc. No total, são nada menos que 170 expositores (155 em 2006), que colocam nosso Salão, agora membro oficial do calendário da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), na lista dos cinco maiores do mundo.

As portas ficam abertas ao público do dia 30 de outubro ao dia 9 de novembro, das 14h às 22h – a entrada é permitida até as 21h. No último dia, ele abre e fecha mais cedo (das 11h às 19h, com entrada até 17h). Os ingresso custam R$ 20 para crianças de cinco a 12 anos, R$ 30 para adultos e a entrada é livre para os demais. E o Salão daqui, a exemplo de outros no mundo, agora também é “ecologicamente correto”: será apresentado um programa para que todos os modelos vendidos no Brasil sejam identificados com uma etiqueta de eficiência energética, com emissão de CO2 e consumo. Além dos carros que selecionamos nestas primeiras quatro páginas, esta edição de MOTOR SHOW está recheada de novidades e segredos do Salão, e ainda traz um guia de atividades para os aficionados por carros aproveitarem a viagem (pág. 86). Bom proveito!

VW Pick-up Concept


Finalmente a Volkswagen mostra ao público sua picape média – que acaba de ser exibida pela primeira vez no Salão de Veículos Comerciais da Alemanha. O nome oficial será Robust, mas por enquanto ela é exibida como conceito. O desenho definitivo não deve ser muito diferente deste, e ela começa a ser produzida no ano que vem na Argentina, para ser vendida também aqui no Brasil.

Volkswagen Space Up!

Ele não é exatamente novidade, pois já foi exibido em outros salões internacionais, mas é a primeira chance do público brasileiro vê-lo ao vivo. Derivado do Up!, conceito de um novo vompacto com motor traseiro, o Space Up! é a versão perua da família. Além dele e da picape acima, a Volks ainda exibe os novos Gol e Voyage, e também Passat CC e Eos, que, depois de muito atraso, finalmente começam a ser vendidos aqui, no início do ano que vem.

Novo sedã Chrysler/Nissan

Não, a imagem não está errada: o Tiida sedã acima, vendido na Argentina, não será vendido aqui, ao menos por enquanto. Mas uma parceria da montadora japonesa com a Chrysler deu origem a um novo sedã cujo nome e imagens oficiais ainda não foram divulgados, e que é a grande surpresa no estande da marca americana. Suas linhas gerais serão estas do Tiida, mas vai receber alterações para parecer um Chrysler.

GM Volt e Malibu

O Volt é o novo carro elétrico da GM, que finalmente foi mostrado ao público na festa de 100 anos da empresa, há pouco mais de um mês. Sua estréia em salões foi em Paris, e agora em São Paulo o público vê em detalhes o carro, que ainda não tem data para ser lançado aqui. Nos Estados Unidos, deve começar a ser vendido em pouco tempo. Já o Malibu, acima, chega às lojas da marca já no início ano que vem, com preço na casa dos R$ 85 mil. Vem com motor 2.4 Ecotech com 171 cv de potência para brigar com o Ford Fusion. Está no salão também sua versão híbrida, além do conceito que dará origem à nova família Viva (matéria nesta edição) e o Traverse, capa da MOTOR SHOW número 306.

Toyota Hilux

A principal atração da Toyota é a nova Hilux – na verdade, uma reestilização da atual. Os faróis foram alongados e o capô ganhou um desenho mais agressivo. Embora a Hilux atual seja um ótimo produto, ela não havia sofrido mudanças desde o seu lançamento, há mais de quatro anos, e a marca japonesa precisava reagir aos ataques das novas e boas Mitsubishi L200 Triton e Nissan Frontier. A marca ainda vai exibir o conceito RiN, pequeno veículo urbano elétrico, e, claro, o resto da sua linha.

BMW Série 7 e M3 Cabriolet

As principais novidades da BMW são o novo Série 7, acima, que é o maior e mais luxuoso sedã da marca alemã e acaba de ganhar novo design, e o M3 Cabriolet, abaixo, que usa a mesma mecânica e motor V8 de 420 cavalos dos M3 Coupé e Sedan, que já estão à venda e avaliamos este ano. Com capota rígida, o M3 conversível tem a esportividade que a letra “M” pede com o prazer de poder curtir a estrada de teto aberto. Além destes dois modelos totalmente novos para nosso mercado, a marca ainda mostra outras novidades: uma versão mais potente do X6, a estranha mistura de cupê com utilitário esportivo, o Série 1 Cabriolet, que avaliamos na edição passada, e o X5 Security, versão blindada do SUV. O resto da linha, é claro, também tem espaço garantido no estande da marca.

Ford Fiesta e Shelby GT500 KR

No estande da Ford estão os novos Focus, sedã e hatch, e o resto da linha da marca. A marca ainda exibe versões especiais, com acessórios e pinturas especiais, que são chamados de “show cars”, tanto do Ka quanto do Focus. Mas o mais interessante no estande da marca é o novo Fiesta (acima), que já começa a ser vendido na Europa, mas só chega aqui em 2010 ou 2011. Está lá também o “muscle car” Shelby GT 500KR, equipado com um V8 de 5,4 litros e nada menos que 540 cv de potência.

Lamborghini Gallardo Spyder

Além da Gallardo Spyder (foto), a famosa marca italiana de superesportivos mostra ainda a Murciélago LP 640 nas versões cupê e roadster (conversível). A Gallardo tem motor V10 de 540 cv e ultrapassa os 300 km/h de velocidade máxima, enquanto as LP 640 vêm com ainda mais potência: motor 6.5 V12 com 632 cv, capaz de levá-las a 352 km/h, com 0 a 100 km/h em 3s5.

TAC Stark

A marca TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) mostra o mesmo jipe Stark exibido em 2006, mas que agora finalmente começa a ser vendido, em um lote de 100 unidades, por cerca de R$ 85 mil. O motor VW flex, apresentado em 2006, dá lugar a um turbodiesel 2.2 de 127 cv – o principal alvo é o Troller T4.

Nissan Livina e Grand Livina

O principal destaque do estande da marca japonesa são as novas minivans Livina e Grand Livina, que começam a ser vendidas aqui no ano que vem para brigar com C4 Picasso, Grand Scénic e Kia Carens. A Livina leva cinco passageiros, e a Grand Livina, sete. Ambas têm opções de motor 1.6 e 1.8, os dois flex, e serão fabricadas em São José dos Pinhais, no Paraná.

Land Rover LRX

O conceito abaixo foi o principal destaque da marca no Salão de Detroit, em janeiro deste ano, e agora é mostrado também ao público brasileiro. Dará origem ao menor dos Land Rover, e tem diversas inovações “ambientalmente corretas”, como revestimentos internos de garrafas PET recicladas.

Hyundai i30 e Genesis

No estande da marca coreana, os destaques são os novos modelos: o hatch i30 (no alto da página) foi assunto da nossa capa em maio passado, quando o avaliamos e adiantamos que estaria no Salão de São Paulo. Vai brigar com Golf, Focus e os demais hatches médios, com o trunfo de uma ampla linha de itens de série e um preço, na casa dos R$ 60 mil, que vai incomodar a concorrência. Já o Genesis (acima) é um sedã grande, que pode vir com motor V6 ou V8. Ainda estão na área de exibição da Hyundai as versões 2009 dos utilitários esportivos Vera Cruz, Tucson e Santa Fé, além do sedã Azera.

Mercedes GLK

A marca alemã exibe o GLK, seu menor e mais novo utilitário esportivo, que deve começar a ser vendido aqui no começo do ano que vem. Além disso, exibe sua linha completa, com máquinas como o C63 AMG, e as novidades de sua marca Smart, que começa a comercializar no País (veja matéria sobre o minúsculo e simpático Smart Fortwo nesta edição).

Citroën C4 Picasso e C4 hatch

A marca de origem francesa tem mais novidades, além do C4 Pallas flex (veja nesta edição). O C4 Picasso (azul) é a versão para cinco passageiros do Grand C4 Picasso, e vem com a mesma motorização 2.0 flex. Já o C4 hatch quatro portas, mais abaixo, chega para brigar no segmento de hatches médios. Ao contrário do C4 VTR, esportivo de duas portas e design controverso que já é vendido aqui, o novo C4 deve ter vendas mais expressivas e um preço mais atraente. Também merece destaque o novo C3 automático.

Volvo XC60

A marca sueca mostra o novo XC60, irmão menor do XC90 que aqui será vendido com motor T6, de seis cilindros, com turbo e 235 cv. As vendas devem ser iniciadas já no ano que vem. Estão no estande da marca também a linha 2009 do S40 e da V50, que tiveram preços reduzidos. O preço do sedã S40 parte dos R$ 117 mil, e a perua V50 custa a partir de R$ 125 mil.

Veja mais sobre o Salão do Automóvel:

Sandero Picape

Só faltou a letra i

O verdadeiro 207

Enfim, flex!

O Viva está chegando!

Novo motor, novo câmbio

Um rival para o Punto

Orgulho coreano!

Mais potente

Novo Ford Edge

Bugster: um Fiat ecológico

Mudança completa

Ele chega em 2009

O menor dos pequenos

Chegou o Mini Coopers

Agora um Ford

Agora Nacional

O novo Tucson?

Teto de vidro

 

 

SHARE
Artigo anteriorMercado
Próximo artigoA Picape do 207