Versões esportivas dos modelos da Fiat já viraram uma tradição. O Uno 1.5 R dos anos 80, o Tempra Turbo dos anos 90 e o Stilo Abarth dos anos 2000 foram alguns que deixaram gostinho de quero mais. Os modelos recentes não são tão empolgantes, mas mantêm seu charme. É o caso deste Palio Sporting. Ele poderia ter ganho o motor 1.8 E.torqQ de 132 cv, mas a marca preferiu ser mais contida e permanecer com o mesmo 1.6 E.torQ da versão Essence. Com 16,8 kgfm de torque, essa unidade rende até 117 cv.

Nesta geração, o Palio já ficou um pouco mais firme, mas, para garantir uma tocada diferente à versão esportiva, molas e amortecedores foram retrabalhados e o diâmetro da barra estabilizadora cresceu, enrijecendo o conjunto. Com isso, sentem-se mais as irregularidades do piso, mas as perdas em conforto não foram significativas. Além disso, o volante ficou mais pesado e com reações mais diretas e a resposta do acelerador, mais rápida. Além disso, o diferencial foi encurtado e os engates parecem mais justos. Os pneus escolhidos são mais largos e baixos que os convencionais. Em suma, trata-se de um Palio dinamicamente mais eficiente e gostoso de dirigir, principalmente depois dos 2.000 rpm, quando o motor despeja mais força.

O visual personalizado da versão também agrada. Por fora, além das rodas aro 16, ele ganha faixas laterais e traseira, minissaias laterais, moldura cromada nas caixas de roda, ponteira de escapamento dupla e cromada, além de faróis com moldura e canhões negros. Alguns itens do modelo avaliado são opcionais: o sistema de som com bluetooth e USB é vendido com o retrovisor elétrico e sai por R$ 1.464. E por aí vai. O carro das fotos custa, pelo menos, R$ 44 mil.

Agradecimentos: Kartódromo Premium Interlagos – www.premiuminterlagos.com.br

Fiat Palio Sporting

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16 V, TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,87 m – larg.: 1,70 m – alt.: 1,51 m ENTRE-EIXOS 2,300 m PORTA-MALAS 280 litros PNEUS 195/55 R16 PESO 1.090 kg • GASOLINA POTÊNCIA 115 cv a 5.500 rpm TORQUE 16,2 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 191 km/h 0 – 100 km/h 9,9 segundos CONSUMO cidade: 11,7 km/l – estrada: 16,4 km/l CONSUMO REAL cidade: 9 km/l – estrada: 11,6 km/l • ETANOL POTÊNCIA 117 cv a 5.500 rpm TORQUE 16,8 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 193 km/h 0 – 100 km/h 9,8 segundos CONSUMO cidade: 8,1 km/l – estrada: 11,1 km/l CONSUMO REAL cidade: 6,2 km/l – estrada: 7,9 km/l

No interior, quadro de instrumentos diferente, volante de couro, cobertura esportiva dos pedais e da alavanca de câmbio e cintos de segurança vermelhos. A faixa bordô do painel e o apoio de braço custam R$ 396 adicionais

Mas não desanime. O catálogo de entrada do Palio Sporting já vem bem completo com ar, trio elétrico (dianteiros um toque e antiesmagamento), banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica com ajuste de altura, volante de couro, computador de bordo, faróis de neblina, airbag duplo, ABS, trava elétrica e chave canivete. Tudo isso por R$ 41.310 – R$ 3 mil a mais que a versão Essence. É quase o mesmo preço de um Punto com o mesmo motor, mas, pelo que oferece, vale a pena, principalmente para quem estava pensando em comprar um Palio completinho. Nesse caso, essa é a melhor opção. Melhor até que o top de linha, o Sporting Dualogic.