Muita gente se confundiu quando a General Motors divulgou as primeiras imagens do conceito Monza. No Salão de Frankfurt, entretanto, ficou claro que esse carro não tem nada a ver com o modelo da Chevrolet que fez sucesso no Brasil de 1982 a 1996, com mais de 850 mil unidades vendidas. Aquele Monza era originário do Opel Ascona, enquanto este Monza Concept é um modelo futurista da Opel. “O conceito Monza representa o carro Opel de amanhã”, diz Karl-Thomas Neumann, CEO da subsidiária europeia da GM.

Os pontos fortes do Monza Concept são conectividade e sustentabilidade. O carro é baseado em um design modular, permitindo a flexibilização na escolha do sistema de propulsão. Pode receber desde o novo motor 3 cilindros turbo mais econômico do Opel Ampera até unidades elétricas. Mas a Opel foi mais longe: o carro exibido tinha, além de um motor elétrico, outro movido a gás natural (CNG) que funciona quando é preciso realimentar as baterias (Range Extender). Ou seja: um passo em direção àquilo que é o grande dilema das marcas de todo o mundo: como fazer os carros elétricos irem mais longe.

Na verdade, o motor concebido para o Monza Concept buscou inspiração na Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista ecológico, o CNG tem uma pureza que garante uma combustão completa com mínima emissão de poluentes. Os gases de escape são praticamente livres de CO2 e chumbo. O Monza Concept não tem data para ser produzido, mas é fundamental para a Opel em termos de eficiência energética e design.