Chegou o novo Hyundai Azera. Foram investidos nesta nova geração, segundo a marca, três anos e US$ 1 bilhão. O que esperar diante de tamanha cifra? Um sedã, claro, ainda melhor que o atual. Apresentado no Salão de Los Angeles, nos EUA (leia a cobertura nesta edição), em novembro, o Azera não decepcionou. Houve um salto de qualidade. O design está mais refinado e jovial, e, para agradar o exigente consumidor americano, seu alvo principal, a Hyundai aumentou as medidas, priorizando o interior. Enquanto o comprimento cresceu dois centímetros, o entre-eixos ganhou seis centímetros, chegando a 2,84 m. A marca anuncia espaço de 1,14 m para as pernas e um metro para as cabeças dos ocupantes dianteiros.

O interior também está mais sofisticado, nos revestimentos e nos itens de conveniência. O teto-solar panorâmico garante mais luminosidade; o ar-condicionado tem duas zonas; os bancos dianteiros, revestidos de couro perfurado, são ventilados; e o assento do motorista, que pode ser estendido eletricamente, conta com memória que ajusta, ainda, a posição do volante e dos espelhos. O sistema de entretenimento e navegação tem tela de 7″ e monitores traseiros. Assim como o Veloster, ele traz ainda um bom pacote de itens de segurança, como controle de estabilidade (que atua também na assistência da direção) e freios com ABS e EBD. Os bancos dianteiros têm absorção de energia de impacto, minimizando 17% das lesões de cabeça e nuca, e há um novo airbag, para os joelhos.

O vinco lateral cresce junto à traseira, e a saída dupla de escape é integrada ao para-choque traseiro. Abaixo, o interior, agora com iluminação de LED azul nas portas e bancos dianteiros com refrigeração

O conjunto motriz manteve o câmbio sequencial de seis marchas, mas o motor é um novo 3.3 V6, em alumínio e com duplo comando de válvulas, desenvolve 293 cv 35 kgfm (contra 265 cv e 31 kgfm do atual). Apesar da diminuição da cilindrada, a injeção de direta permitiu a elevação da taxa de compressão, garantindo os bons números de potência e torque. Além disso, o coletor de admissão com geometria variável de três estágios proporciona uma dirigibilidade adequada em todos os regimes e com baixo consumo, apesar da rotação elevada do pico de força. Segundo a marca, o sedã faz 8,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. As suspensões são MacPherson na dianteira e multilink na traseira.

Sistema de som multimídia, com navegador GPS e entradas USB e auxiliar, além de controle para iPod.

O modelo já pode ser encomendado com valores de R$ 110 mil para a versão Completa e, para a Completíssima, R$ 120 mil. Ainda não se sabe quando as primeiras unidades serão entregues, mas, se o grupo Caoa mantiver esses valores, o novo Azera deverá ser mais um sucesso da Hyundai no País.

Hyundai Azera

MOTOR seis cilindros em V, 3,3 litros, 24 V, injeção direta TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,91 m – larg.: 1,86 m – alt.: 1,47 m ENTRE-EIXOS 2,844 m PORTA-MALAS 462 litros PNEUS 245/45 R18 PESO 1.635 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 293 cv a 6.400 rpm TORQUE 35 kgfm de 5.200 rpm VELOCIDADE MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 8,5km/l – estrada: 12 km/l (EPA – EUA)

O banco traseiro, que ficou ainda mais espaçoso com o aumento na distância entre-eixos e é servido por saídas de ar-condicionado, e o teto-solar panorâmico, item oferecido apenas na versão completíssima