Uma das estrelas do estande da Subaru no Salão é a nova geração do Forester que, inclusive, já está sendo comercializada no Brasil. Com visual reestilizado, o modelo ganhou linhas mais fluidas e belas (a dianteira lembra o novo Impreza e o desenho do habitáculo lembra o Tribeca) e sua carroceria cresceu nas medidas. O comprimento total passou de 4,48 m para 4,56 m e a largura foi de 1,73 para 1,78 m. Os ganhos mais significativos foram no entreeixos, que teve aumento de 10 cm (totalizando 2,62 m), no porta-malas, que passa a ter 450 litros contra 387 litros do anterior, e na distância do solo, que aumentou de 20,5 cm para 21,5 cm, deixando o carro mais apto ao off-road.

No sistema de freios, os tambores traseiros foram substituídos por discos; a direção, antes hidráulica, passou a ter assistência elétrica; e o pacote de segurança passiva passou a contar com air bags laterais e de cortina (versão intermediária), além do duplo dianteiro, já disponível no modelo anterior.

Há três opções de Forester disponíveis nas revendas da marca. O modelo de entrada, que concorre diretamente com o Honda CR-V e com o Hyundai Tucson, traz o motor 2.0 boxer de 160 cv a 6.400 rpm e 20 kgfm de torque e custa cerca de R$ 109 mil, a versão intermediária, que dispõe da mesma motorização, mas oferece bancos de couro, faróis de xênon e teto solar custa por volta de R$ 10 mil a mais. Para quem quer mais desempenho, a versão top de linha traz motor 2.5 de 230 cv e custa R$ 140 mil. Todas as versões possuem tração 4×4 com acoplamento viscoso.

Infelizmente, por força da legislação, não teremos aqui o motor boxer diesel recém-lançado no Salão de Paris. De qualquer forma, o novo Forester tem tudo para repetir o sucesso estrondoso do Tucson e atormentar bastante a concorrência.

Muitos airbags e lista de itens de conforto bem recheada são trunfos do modelo. As opções de motorização são duas unidades boxer, uma 2.0 aspirada e uma 2.5 turbo