11/10/2021 - 17:00
Em outubro de 1996, a Mercedes-Benz apresentou no Salão do Automóvel de Paris um conceito: o Mercedes-Benz F 200 Imagination.
Muitas das tecnologias apresentadas nesse carro-conceito se tornaram parte da vida cotidiana dos modelos de produção atualmente.
+ Conheça o ‘novo’ carro de William Bonner: Ford Escort XR3
+ Kombi motorhome: conheça a empresa que customiza o modelo
O F 200 Imagination tinha, por exemplo, o sistema de faróis com distribuição de luz variável, airbags de janela, suspensão “Active Body Control”, reconhecimento de voz para telefones celulares, teto panorâmico eletro-transparente e freio de mão acionado eletricamente. Todas as tecnologias mencionadas, mesmo que diferentes, estão disponíveis nos modelos de produção da Mercedes-Benz.
Sem volante
Outra curiosidade é que o modelo não tinha volante. O motorista o controlava com a ajuda de dois joysticks e podia escolher se usava a mão direita ou esquerda. Uma foi montada no painel da porta e a outra no console central. Além disso, o passageiro da frente poderia assumir a qualquer momento, porque um terceiro joystick estava localizado no acabamento da porta direita.
A pré-condição para tudo isso era o “drive-by-wire”: os conjuntos principais, como a direção, não eram operados por conexões mecânicas, mas por meio de atuadores eletrônicos, elétricos e mecânicos. Os comandos do motorista eram reconhecidos pela eletrônica como um desejo por um determinado estado de condução – aceleração, frenagem, direção, ré – e os sistemas então decidiam a melhor e mais segura maneira de cumprir os comandos do motorista.
Painel de instrumentos
O sistema de exibição no F 200 Imagination pode não ter sido oficialmente chamado de “cockpit widescreen” em 1996, mas há uma semelhança com o interior da Mercedes-Benz de hoje e com o MBUX: monitores coloridos foram montados em toda a largura do cockpit. Eles exibiam os instrumentos do veículo e todas as notificações, bem como o computador de bordo.
Os monitores também exibiam os sinais das câmeras de vídeo que foram instaladas no lugar dos espelhos retrovisores internos. Nos monitores eram exibidos telefone, sistema de navegação, rádio, aparelhos de CD e DVD. O som podia ser transmitido para fones de ouvido sem fio para o passageiro da frente. O nível de informatização neste carro-conceito foi significativo: até mesmo a conexão com a Internet, incluindo o telebanco e a reservas digitais de hotel.
Sistema de direção autônoma
O conceito tinha a tecnologia “drive-by-wire” que sistemas, como o Mercedes-Benz Drive Pilot”: em determinadas situações, o condutor pode relaxar e o automóvel continua a conduzir de forma altamente automatizada. Nesse sentido, o F 200 Imagination foi pioneiro na direção autônoma há 25 anos, diz a Mercedes.
Exibição
O carro-conceito original está em exibição na seção “Fascinação da Tecnologia” do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart, Alemanha.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Você sabe como funciona o novo limite de pontos da CNH? Veja como consultar
+ Ford exibe tecnologias do Bronco em guia 360º; conheça
+ Stellantis constrói liderança no Brasil e na Argentina
+ Carro Usado: Jeep Compass a diesel reúne versatilidade e valentia
+ Fiat Pulse vai receber motor 1.0 turbo de 130 cv
+ Gol GTI: confira as versões do clássico que fazem mais sucesso
+ Leilão oferece motorhome a partir de R$ 18,5 mil
+ Petrobras reajusta gasolina em R$ 0,20; medida entra em vigor no sábado
+ Recusar teste de bafômetro pode suspender CNH; veja o valor da multa
+ Metade dos americanos espera que carros elétricos sejam maioria em 15 anos