26/08/2013 - 13:46
“Você vai passar duas semanas de JAC J2”, disse o editor Flavio Silveira. Até aí, tudo bem. Gosto de carros subcompactos pela praticidade de estacionar e a agilidade em meio ao trânsito. Só que retornava de uma viagem de trabalho e, por pouco, minhas malas não couberam no diminuto porta-malas. Passado o impasse, pensei comigo: “Pare de reclamar. O J2 é um modelo urbano. Quem deseja espaço deve escolher um sedã ou um monovolume.” Mesmo assim, ele leva quatro adultos com relativo conforto: um amigo viajou no banco traseiro e elogiou o espaço para as pernas e a altura da carroceria.
?No entanto, no dia a dia, comecei a reparar em alguns detalhes. A pouca distância entre os pedais me incomodou e estranhei o tamanho reduzido do conta-giros e do marcador de combustível. Além disso, a moldura de plástico que imita fibra de carbono reflete a iluminação azul e vermelha do painel. Também reprovei a posição dos comandos dos vidros elétricos, o porta-luvas sem tampa e o rádio com entrada mini-USB, que requer um adaptador para plugar um pen-drive.
O J2 tem o motor 1.4 (na verdade, tecnicamente é uma unidade 1.3 litro) com duplo comando de válvulas variável, vindo do irmão maior J3. Ele deslancha somente nos giros mais altos, mas os 915 quilos do modelo ajudam a cooperar no desempenho. O câmbio manual de cinco marchas tem bons engates. Já as suspensões são macias e deixam a carroceria rolar um pouco além da conta. Mesmo assim, não comprometem a dinâmica ou transmitem insegurança nas curvas contornadas mais rapidamente. Só achei que as respostas da direção poderiam ser um pouco mais rápidas.
Se eu compraria um J2? Bom, acho os R$ 31.990 cobrados por ele um pouco demais. O modelo pode ter um visual bacana e vir “recheado” de fábrica – entre os itens de série, tem o airbag duplo, os freios com ABS, a direção hidráulica, o trio elétrico, os sensores de estacionamento, o alarme, as rodas de liga-leve, além de conta com seis anos de garantia. Mas prefiro investir pouquíssimo a mais e adquirir um VW Gol 1.6 (a partir de R$ 32.510) ou economizar um pouco e comprar um Fiat Uno Economy 1.4 (R$ 29.860).