O interior evoluiu muito em relação ao dos Fox originais. As bandejas para quem viaja atrás reforçam sua vocação familiar

Concorrentes

207 Escapade

R$ 46.650

Palio Weekend Adv.

R$ 54.580

Vokswagen Space Cross

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,18 m – larg.:1,68 m – alt.: 1,59 m ENTRE-EIXOS 2,469 m PORTA-MALAS 430 litros PNEUS 205/55 R15 PESO 1.184 kg GASOLINA POTÊNCIA 101 cv a 5.250 rpm TORQUE 15,4 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 175 km/h 0 – 100 km/h 11,8 segundos CONSUMO cidade: 11,4 km/l – estrada: 16,9 km/l CONSUMO REAL cidade: 8,8 km/l – estrada: 12 km/l ETANOL POTÊNCIA 104 cv a 5.200 rpm TORQUE 15,6 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 177 km/h 0 – 100 km/h 11,5 segundos CONSUMO cidade: 8,1 km/l – estrada: 12 km/l CONSUMO REAL cidade: 6,2 km/l – estrada: 8,5 km/l

O que é mais importante em um aventureiro urbano? Enfrentar uma trilha ou rodar com competência na cidade? Se você é daqueles que acreditam que competência no asfalto é mais importante, irá gostar da Space Cross. Além do visual externo nitidamente mais civilizado que o dos rivais, a perua manteve, nesta versão “offroad”, seus bons atributos dinâmicos.

Esse resultado é fruto do bom trabalho de engenharia, que envolveu troca dos pneus, retrabalho das suspensões (mudança na calibração e troca de componentes como molas, amortecedores, manga de eixo), alargamento da bitola, aumento dos eixos e mudança nos freios. Essa receita garante que se faça curvas rápidas com segurança, sem inclinação da carroceria, e que o conforto que assegurado mesmo em terrenos ruins.

Os pneus não são de uso misto e ela também não dispõe de sistema de tração na neve (como a Peugeot Escapade) ou bloqueio do diferencial (como o Fiat Weekend Adventure). Por isso é menos apta a enfrentar terrenos com lama, grama molhada ou coisa que os valha. Mas é capaz de vencer com mais facilidade buracos, valetas, pedregulhos, terra batida e costelas de vaca. Um carro urbano precisa mais do que isso?

Na mecânica, o motor 1.6 de 104 cv não é exatamente potente, mas se bene cia do torque alto em baixas rotações e casamento perfeito com a transmissão manual de cinco marchas, com bom escalonamento e engates macios e precisos. Ágil, esperta e gostosa de dirigir, ela não deixa margem para queixas. Melhor que a versão top automatizada.

O preço de R$ 58.735 é alto. É verdade que ela vem com ar, direção hidráulica (ajuste de profundidade opcional), trio elétrico, computador de bordo, ajuste de altura do banco, sensor de estacionamento e ABS, entre outros itens. Mas a Palio Weekend Adventure oferece o mesmo por cerca de R$ 56 mil (com sensor de estacionamento, mas sem o sistema Locker) e a Peugeot Escapade completa custa R$ 12 mil a menos. Apesar de ser mais moderna e equilibrada, a vida não está fácil para a Space Cross.

Resumo

DESEMPENHO

DINÂMICA

POTENCIAL OFF-ROAD

PREÇO