COBALT 17 MESES ANTES

Em junho de 2010, a foto do carro que daria origem ao nosso novo Astra. Na reportagem, detalhes de motor e plataforma, con rmados este mês com o lançamento do Cobalt (reportagem nesta edição).

A indústria automotiva é dinâmica e as decisões de hoje podem ser modificadas depois. Por isso, é sempre arriscado noticiar um lançamento anos antes de ele ganhar as ruas. Muitos projetos acabam descartados. A Fiat, por exemplo, chegou a produzir algumas unidades de um Doblò 4×4 a diesel, mas o modelo não foi lançado porque a marca concluiu que caria caro demais. Mas MOTOR SHOW não tem medo desse risco. Sempre que temos uma informação confirmada por fontes confiáveis repassamos a notícia. É assim que conseguimos publicar tantos furos. Só nos últimos quatro anos, foram mais de 40 segredos. Os mais importantes estão nessa reportagem especial de aniversário, que marca também a estreia de uma novidade: a partir deste mês, teremos uma seção fixa chamada Segredos, com imagens exclusivas de carros camu ados e simulações computadorizadas de modelos inéditos no Brasil e no mundo. Contamos com fotógrafos colaboradores de todo o País e com duas parceiras internacionais: a tradicional revista italiana Quattroruote e a agência Lehmann Photo Syndication, parte do Automedia Group, maior empresa do ramo em todo globo. Ao final deste especial, seu fundador, o fotógrafo Hans Lehmann, fala sobre seu trabalho em uma entrevista exclusiva.

CR-V 4X2 – UM MÊS ANTES

Em 2008, publicamos, com exclusividade, que a Honda iria vender uma versão mexicana 4×2 do CR-V por cerca de R$ 87 mil. Cerca de 10% mais caro, ele estava nas concessionárias do País um mês depois, em março de 2008.

 

 

JETTA – 23 MESES ANTES

Em dezembro de 2009, acreditávamos que este três volumes se chamaria Novo Polo. A ilustração publicada foi el ao modelo lançado, mas a marca decidiu dar o mesmo nome – Jetta – ao sedã top (turbo) e ao básico (2.0) que, na realidade, são carros totalmente diferentes.

STRADA – UM MÊS ANTES

De tão acertada, muita gente não acredita até hoje que a capa de julho de 2008 mostrava uma ilustração. A imagem computadorizada da Strada foi feita com base em fotos disfarçadas e em retrato-falado de nossas fontes.

NOVA RANGER – 21 MESES ANTES

A partir de um veículo-conceito mostrado em Bangcoc, na Tailândia, desvendamos, em fevereiro de 2009, como seria a nova Ranger global. O modelo, que deve chegar ao Brasil no ano que vem (imaginávamos que o lançamento seria mais cedo), foi mostrado o cialmente em novembro de 2010, na Austrália, com visual mostrado na foto maior.

HOGGAR – 16 MESES ANTES

Com base em fotos de um protótipo com a frente do modelo 206 e na descrição de fontes, o ilustrador Sérgio Garbelotti antecipou as linhas da picape da Peugeot. Muito semelhante ao modelo lançado em abril de 2010, cerca de um ano e meio mais tarde.

 

 

 

AMAROK 27 MESES ANTES

Há quatro anos, ainda em novembro de 2007, MOTOR SHOW mostrava que a Volkswagen lançaria uma picape média no Brasil para concorrer com Hilux, Frontier e cia. O projeto partiria do conceito Robust mostrado pela marca em Hannover (Alemanha). A Amarok chegou, com design atualizado, em fevereiro de 2010.

i30 – 13 MESES ANTES

Em maio de 2008, meses antes do Salão do Automóvel de São Paulo, mostramos a grande novidade da Hyundai para o Brasil, o i30. Na reportagem, avaliamos o modelo, em primeira mão, e adiantamos seu preço. O carro marcou presença no Anhembi naquele mesmo ano, mas as vendas de fato só começaram pouco mais de um ano depois.

 

SÉRIE 3 – QUATRO MESES ANTES

Em julho, mostramos os novos sedãs alemães. Este mês, o novo Série 3 foi apresentado na Europa, muito semelhante à nossa ilustração. Além disso, o A3 Sedan foi con rmado pelo presidente da marca no Brasil.

UNO CINCO MESES ANTES

Muitas foram as tentativas de revelar as formas definitivas do novo Uno. Mas MOTOR SHOW foi a única revista que acertou como cariam a frente, a lateral e a traseira do Fiat. As ilustrações ao lado foram publicadas em nossa edição de dezembro de 2009, cerca de cinco meses antes do lançamento.

 

CITY – 13 MESES ANTES

Como nenhuma notícia pode ser guardada, construímos a capa polêmica de junho de 2008. Nossas fontes garantiam o lançamento do sedã do Fit no Brasil, mas não tínhamos imagens nem um bom retrato falado. Assim, tivemos que partir para essa solução inusitada.

 

 

CLASSIC – 11 MESES ANTES

Em maio de 2009, as publicações especializadas a rmaram que o Prisma 1.0 tiraria, en m, o Classic de linha. MOTOR SHOW, um mês depois, mostrava, com exclusividade, que o modelo, além de continuar no mercado, ganharia o visual do chinês Sail.

 

FREEMONT E 500 MEXICANO QUATRO MESES ANTES

Quando a Fiat anunciou, em março, no Salão de Genebra, que o Freemont seria vendido no Brasil, a edição de abril de MOTOR SHOW já estava nas bancas com a reportagem completa do modelo, incluindo motorização e preço. O valor do carro cou mais alto, porque o modelo chegou, em agosto, mais equipado do que estava nos planos. Na mesma edição, anunciamos, em primeira mão, que o 500 mexicano seria vendido aqui com motor do Uno por R$ 40 mil. Dito e feito.

MAIS SEGREDOS

DEZEMBRO DE 2007

VARIANT E CARAVAN NO BRASIL

A Caravan foi abortada pela Chevrolet, mas a Variant se con rmou e foi apresentada ao mercado um ano depois.

FEVEREIRO DE 2008

CAPTIVA E EDGE NO BRASIL

Em primeira mão, anunciamos que os crossovers estavam a caminho, e ambos chegaram no mesmo ano.

JUNHO DE 2008

REVELAMOS O GOLF VI

Mostramos a sexta geração do médio que a Volkswagen lançaria na Europa. O carro acabou sendo apresentado por lá em outubro de 2008.

AGOSTO DE 2008

TIGGO À VENDA NO BRASIL

Em entrevista exclusiva, executivo da Chery no Uruguai confirmou a venda do SUV chinês no Brasil. As vendas se iniciaram um ano depois.

SETEMBRO DE 2008

GM MUDA TUDO

O Traverse foi descartado, mas a reportagem a rmava que até 2011 toda a linha seria substituída, o que de fato vem se confirmando.

JANEIRO DE 2009

CAPTIVA 2.4

MOTOR SHOW foi a primeira a anunciar o lançamento de uma versão mais barata da Captiva, com motor 2.4 – confirmado um mês depois.

JULHO DE 2009

MERCEDES SLS

Mostramos as primeiras imagens do SLS AMG, que aposentaria o SLR McLaren. Informações oficiais vieram apenas no mês seguinte.

AGOSTO DE 2009

NOVO FIESTA E BMW X1

Antecipamos o lançamento no Brasil do novo Fiesta e publicamos um teste exclusivo no mundo com o protótipo camuflado do X1.

 

DEZEMBRO DE 2009

BRAVO E UNO/PANDA

Anunciamos a chegada do Bravo e adiantamos que o novo Uno seria a versão brasileira do Panda – o que estava totalmente correto.

 

 

MARÇO DE 2010

COROLLA 2.0

Antes da exibição o cial da nova versão do sedã, MOTOR SHOW já noticiava a novidade, inclusive com a potência do novo propulsor.

 

ABRIL DE 2010

FORD F-100

Uma versão menor da F-250 para o mercado americano era dada como certa por várias fontes. Mas parece que o plano foi abandonado.

 

JUNHO DE 2010

MERCEDES BABY-CLS

Foi a primeira publicação a anunciar o sedã com base no novo Classe A. Executivos da marca con rmaram que pode ser produzido no Brasil.

AGOSTO DE 2010

UNO SUV

O modelo não foi lançado, mas fontes con rmam que está nos planos da marca. Corresponderia à versão off-road do Panda italiano.

SETEMBRO DE 2010

GOLF VII NACIONAL

A marca não con rmou, mas cada vez mais surgem indícios de que o Golf VII será produzido aqui, conforme afirmamos em primeira mão.

 

 

 

 

SETEMBRO DE 2010

RENAULT DUSTER

O SUV acaba de ser lançado no Brasil, mas há mais de um ano já mostrávamos a versão da Dacia, que daria origem ao nosso jipinho.

OUTUBRO DE 2010

CRUZE HATCH

O substituto do Vectra GT deve chegar até o início de 2012. A versão sedã começou a ser vendida no mês passado no Brasil.

ABRIL DE 2011

AUDI A1 QUATTRO

Avaliamos o protótipo usado no desenvolvimento de uma versão com tração integral do carro. O novo esportivo está previsto para 2013.

MAIO DE 2011

BMW X1

MOTOR SHOW anunciou, com exclusividade, que a BMW vai montar uma fábrica no Brasil, onde será produzido o X1.

JULHO DE 2011

MERCEDES CLASSE B

Avaliamos o protótipo do Classe B, apresentado ao mundo dois meses depois, em setembro de 2011, no Salão de Frankfurt.

SETEMBRO DE 2011

MASERATI KUBANG

De tão real, parecia até uma foto, mas era uma projeção computadorizada do SUV apresentado no mesmo mês no Salão de Frankfurt.