O GPix, totalmente desenvolvido no Brasil, mostra as linhas básicas de toda a gama Viva e, principalmente, fornece várias pistas de como será a versão crossover da família, composta de hatch, sedã, picape… Vale a pena conferir de perto no Salão

Com um design irrepreensível, o concept car apresentado pela Chevrolet no Salão do Automóvel de 2008 deverá transformar- se em uma das principais estrelas do evento. Além de suas formas atraentes e provocantes, o novo Chevrolet não consegue esconder a que veio: um estudo avançado do projeto Viva, um novo carro que deverá, no segundo semestre de 2009, chegar ao mercado nacional para brigar diretamente com Punto, Polo, C3, 207 entre outros. O carro-conceito recebeu o nome de GPix, uma mistura de “global” e “pixels”, a primeira indicando tratar-se de um projeto mundial para países emergentes e a segunda indicando a unidade que mede a qualidade de uma imagem digital (“pic”, de picture, que transformou-se em “pix” e “el” de element). Um detalhe que visa inserir o conceito na era digital. Curiosamente, a pronúncia de GPix (lê-se gipix) tem um som muito semelhante ao da palavra jipe, o que remete diretamente à proposta crossover deste modelo, um veículo para uso misto on/off road.

Com linhas criadas e concebidas no Brasil pelo centro de estilo da GM, comandado pelo designer mexicano Carlos Barba, o GPix guarda o DNA da nova geração Chevrolet, que no Brasil iniciou-se com o SUV Captiva. Não é à toa que o perfil das janelas laterais, o contorno da traseira, as lanternas e, principalmente, a frente do Captiva lembram as linhas curvilíneas, audaciosas e mais acentuadas do GPix. Como estudo futurista, ele mostra um conjunto óptico bem interessante, com emissão de luz de led azul tanto no farol principal quanto nos auxiliares. Probabilidade de o novo Viva ter esse conjunto óptico? Pequena, até mesmo porque a versão hatch disputará clientes com o Punto, que tem preço na casa dos R$ 42.000. Um preço muito baixo para um conjunto óptico tão sofisticado. Mas a grade e o contorno da frente deverão ser bem semelhantes a essa do GPix. Bem atraente.

Além de um belo visual, o carro deverá ter boa ergonomia e excelente habitabilidade. Por isso, as linhas exageradamente curvas serão suavizadas na versão definitiva do modelo

Nas laterais, chama a atenção o formato em arco do contorno das janelas. No projeto Viva esse contorno não será tão pronunciado quanto nesse carroconceito, e terá apenas versão com quatro portas, o que torna esse perfil lateral menos agressivo e mais comportado. De qualquer forma, é bom lembrar que um dos motivos do sucesso do Punto é o atrevimento de seu design. Na traseira, a queda acentuada do teto deverá ser suavizada no carro de produção. Até por uma questão de habitabilidade. O defletor aerodinâmico no vidro traseiro deverá ser menos acentuado e talvez nem exista na versão de entrada.

A plataforma do Viva é globalizada e totalmente nova. Ele não será produzido sobre a base do Corsa atual

O projeto Viva é composto por uma família que chega para complementar o projeto da nova cara da Chevrolet no mercado brasileiro. Até 2011, todo Chevrolet (com exceção do recém-lançado Captiva) hoje comercializado no País será substituído por um novo produto, muito mais moderno e competitivo. Inicialmente o projeto Viva deverá chegar com um hatch no segundo semestre de 2009. Seis meses depois, ou seja, no primeiro semestre de 2010, chega a versão sedã do mesmo projeto. Este, um carro do porte do Fiat Linea e do VW Polo Sedan. Estão previstas também uma versão picape e um crossover/minivan (uma mistura dos dois) que deverá herdar muitas características de design do GPix. Por isso, a avantpremière desse conceito é apenas um aperitivo do que deverá ser a nova família Viva, com plataforma e motorizações totalmente novas.