PreviousNext

É isso mesmo: O Volkswagen Up, que chegou ao nosso mercado meio tímido e desajeitado, hoje está mais maduro e é um dos melhores carros do seu segmento. Originalmente concebido na Alemanha, foi totalmente refeito para o mercado brasileiro, quando ganhou um comprimento ligeiramente maior e um porta-malas mais espaçoso. E agora, quase no meio do ano, passou por uma reestilização que o deixou estilisticamente mais atraente e moderno, fato que se soma a uma mecânica que foi sendo amadurecida desde o seu lançamento e que hoje mostra um conjunto prazeroso.

No design, o Volkswagen Up 2018 mostra novos faróis e para-choque dianteiro refeitos. Na lateral, novas calotas ou rodas de liga deram outra aparência. Na traseira as novas lanternas fizeram um conjunto harmonioso com o para-choque redesenhado. Na totalidade as alterações resultaram em boas formas gerais. Interiormente, o hatch teve o seu painel de instrumentos (nas versões mais caras) totalmente refeito, seguindo uma tendência mundial mais moderna, em que pese o fato dos instrumentos serem semelhantes ao do modelo anterior. O interior ficou, realmente, mais agradável.

Na mecânica, o destaque principal fica por conta do excelente motor 1.0 de 3 cilindros, que alia de maneira brilhante um baixo consumo de combustível com uma performance que chega a ser brilhante. Nem parece carro 1000! Com gasolina e no trafego urbano, o carro chega a atingir marcas na casa dos 13km/l. Com etanol no mesmo trafego, as marcas ficam ao redor dos 10km/l. Resultados expressivos. Na estrada, trafegando com duas ou três pessoas e bagagens, não fiquem surpresos com marcas que vão oscilar com resultados na casa dos 18 aos 20km/l. Nas mesmas condições, com etanol, as marcas oscilam entre os 15 aos 17km/l. Números surpreendentes para um carro que acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 12,5 segundos e tem sua velocidade máxima na casa dos 165km/h.

Alguns outros pontos chamaram minha atenção no período em que utilizei o carro. Um deles foi o silêncio e a suavidade ao rodar. Frutos certamente do amadurecimento ao que me referi acima. Fiquei realmente surpreso com o quanto o carro evoluiu desde o seu lançamento em 2014.

Hoje, na versão 2018, o Volkswagen Up é oferecido em quatro versões. O modelo de entrada é o Take Up, que você vê nas fotos e que custa a partir dos R$ 38mil. O seu preço sobe para R$ 44.600 com o pacote de opcionais composto por ar condicionado, direção elétrica, trava elétrica e vidros dianteiros elétricos.

Depois vêm Move Up, mais equipadinho, mas custando acima dos R$ 48 mil. Na escala, vem agora o Cross Up, com um estilo de jipinho urbano que e custa a partir dos quase R$56 mil. Finalmente temos o High Up. No topo da escala e custando a partir dos R$57 mil, é um carrinho sofisticado nos equipamentos e nos acabamentos.