01/08/2010 - 0:00
Num pequeno supermercado de estrada, na cidade de Palma de Mallorca, na Espanha, um casal de alemães de meia-idade se aproxima do carro estacionado e pergunta: “Como você conseguiu comprá-lo? Estamos na la há tempos e só o receberemos daqui a uma semana” O objeto de desejo em questão é o Mercedes Classe E Cabriolet 350, um dos principais lançamentos da marca para 2010. Com uma mistura de luxo, ampla parafernália tecnológica e toques de esportividade, não há por que se frustrar com a nova aposta da Mercedes.
Apenas alguns quilômetros pelas vielas e principais rodovias de Mallorca, e o E 350 mostra a que veio. É possível, por exemplo, andar com a capota aberta e com o som ligado, a interferência de ruído do vento será baixíssima. Isso até os cerca de 120 km/h. Tudo porque, ao toque de um botão no painel do carro, em menos de cinco segundos, um difusor de apenas seis centímetros se abre na parte superior do para-brisa, bloqueando o vento. A peça faz parte de um inédito conjunto chamado Aircap. No banco traseiro, que também dispõe de difusor, a percepção do vento é igualmente baixa (só localizada mais ao centro).
Com motor V6 3.5 de 292 cv, o modelo não deixa a desejar, apesar dos quase 1.800 kg do modelo. Mas o design é, sem dúvida, seu principal apelo. Acima, os difusores de ar do inédito sistema Aircap da marca
Para alguém com até 1,80 m, é possível se acomodar na parte traseira com certo conforto (raro em carros com esse tipo de carroceria). Ainda quanto à comodidade, cabe ressaltar o difusor de ar quente colocado no encosto de cabeça, com três níveis de intensidade. É o que a companhia chama de “cachecol” (ou Airscarf), ideal em países frios. Em relação à capota, ao acioná-la, em cerca de 20 segundos o automóvel está coberto (uma operação que pode ser feita até a velocidade de 40 km/h).
As marchas são engatadas sem trancos e atingem-se os 100 km/h em cerca de sete segundos. Depois disso, não se ouve nenhum ruído do motor. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Ao tocar no freio, ele responde imediatamente e faz trabalhar os largos pneus 235/45. Nas curvas, mesmo nas mais fechadas, não se perde a sensação de segurança graças à regulagem mais esportiva da suspensão. Parece, no entanto, ser mais um carro que atrai pelo conforto e pelo belo design do que pelo desempenho. As linhas são esguias, a dianteira é imponente e os faróis em LED, em formato de losango, impõem respeito.
As vendas no Brasil começam agora em julho, com preço estimado em cerca de R$ 310 mil.
Dados na Europa