Oferta de veículos 0km cresceu 44% em 2021; de seminovos caiu 3,5%

A Chevrolet segue a mais procurada entre os seminovos, enquanto a Fiat assumiu o posto de mais buscada entre os 0km

0
34
oferta
Foto: Divulgação

O ano de 2021 mostrou uma retomada nas ofertas de veículos 0km em relação ao ano anterior. A informação faz parte do Relatório Anual de Veículos Mercado Livre Brasil. Os dados, levantados a partir de anúncios, procura e contatos sobre carros, caminhões e caminhonetes na plataforma, mostram um crescimento de 44% na oferta de carros 0km em relação a 2020, enquanto a disponibilidade de veículos seminovos caiu 3,5% no mesmo período.

A disponibilidade de carros 0km cresceu após a escassez de chips semicondutores afetar a produção em todo o mundo. Já para os seminovos, a queda é explicada por um primeiro trimestre mais tímido, com queda de 23% na oferta, que foi recuperada ao longo do ano, levando a um fechamento com queda de apenas 3,5%, indicando certa estabilidade.

+ Preço do etanol em queda na região Sudeste
+ Toyota lança programa de certificação de seminovos; veja como funciona
+ Valorização de carros seminovos e usados desacelera, diz startup
+ Veja 5 SUVs premium seminovos pelo preço de um Jeep Compass turbo


Apesar da recuperação nas ofertas de veículos 0km, os seminovos ainda correspondem à maioria dos anúncios no Mercado Livre.

Aumento de oferta, mas não da intenção de compra

Entretanto, a intenção de compra de veículos 0km, representada por contatos realizados com os anunciantes por potenciais compradores, não acompanhou o aumento nas ofertas, com crescimento de apenas 2%. A intenção de compra para os seminovos, por sua vez, caiu 20%, em decorrência de um ritmo de contatos menor em 2021 frente a 2020, especialmente no final do ano. Além disso, a queda também é explicada por um forte trabalho de ações de prevenção de Fraude do Mercado Livre Veículos, o que reduziu o número total de contatos, porém, mais assertivos e, dessa forma, garantiu mais qualidade e efetividade, levando a uma conversão maior de vendas.

SUVs em alta

O relatório aponta também que a procura (visitas a anúncios na plataforma sem necessariamente um contato direto) por SUVs cresceu tanto nas buscas por 0km, com crescimento de 16%, quanto nos seminovos, com crescimento de 2%. A tendência foi acompanhada pela oferta de SUVs, que cresceu 116% para veículos 0km e, para seminovos, cresceu 45%.

Busca por tipo de carrocería

Entre as buscas por veículos seminovos, as categorias mais procuradas foram Hatch, com a liderança, seguidas por Sedã e SUV. Já para os 0km, as buscas mostram um equilíbrio maior entre Hatch, SUVs e pick-ups, com os Sedã (com apenas 15% das buscas) perdendo terreno

Marcas mais buscadas

Em 2021, entre os modelos seminovos, a Chevrolet permaneceu como a marca mais procurada em todo o país, seguida por Volkswagen e Fiat.

Já para os 0km, a Fiat se tornou a marca com os veículos mais visitados no Mercado Livre, seguida pelo Chevrolet (que em 2020 ocupou a primeira posição) e Volkswagen.

Modelos com maior intenção de compra

Os modelos seminovos com maior número de contatos, quando os consumidores acionam o vendedor para negociar o veículo, foram o Honda Civic, seguido pelo VW Gol e pelo Toyota Corolla. Ao analisar a busca ao longo do ano, os mesmos veículos predominaram boa parte do ano liderando os números de contatos.

Já para os 0km, apesar de o Fiat Strada ser o modelo com mais contatos na maioria dos meses, a pick-up ocupa a segunda colocação nos contatos acumulados durante 2021, perdendo a primeira posição para o Chevrolet Onix. A terceira colocação fica com o Hyundai HB20. Outros modelos que estiveram nas primeiras posições no acompanhamento mês a mês foram modelos como Fiat Toro, Hyundai Creta e o Jeep Compass, em especial no segundo semestre.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Avaliação: Renault Kwid 2023 amadurece com design e mecânica reformulados
+ Avaliação: Audi A3 entrega dirigibilidade e consumo irretocáveis
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ Rodízio de veículos em SP está suspenso; veja até quando
+ Novo Tiggo 5x PRO bate recorde em primeiro dia de vendas
+ Seguro de carro: confira o que é considerado desastre natural
+ Usados: Gol segue líder e Corsa retorna ao ‘ranking’ de mais vendidos
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ BMW iX tem grade que se autorregenera e sistema de áudio 4D; confira outras tecnologias