14/05/2024 - 11:36
A montadora chinesa BYD lançou oficialmente nesta terça-feira, 14, a Shark, sua primeira picape híbrida.
O evento foi realizado na Cidade do México e foi o primeiro lançamento mundial de um produto da companhia fora da China. A Shark será lançada primeiramente no México por 899.980 pesos mexicanos (versão GL) e 969.800 pesos mexicanos (GS), ou R$ 274.313 e R$ 295.595, respectivamente, em conversão direta. Os valores não foram divulgados para o mercado brasileiro.
“Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, afirmou a CEO da empresa nas Américas, Stela Li.
Modelo se destaca na capacidade off-road
O novo modelo é equipado com a plataforma DMO Super Híbrida off-road e se destaca pela capacidade em terrenos difíceis.
Ela possui uma distância entre-eixos de 3.260 mm, com uma proporção de distância de 59,7%, o que a coloca como concorrente de picapes médias e grandes, como a nova S10 e a Hilux.
O design do veículo se inspira em tubarões, mesclando tecnologia futurista com poder bruto. O veículo tem uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão, com um aspecto de agressividade.
Já as laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento do predador em águas profundas. Na traseira, a luz é inspirada na nadadeira de um tubarão.
O design interior futurista se destaca pelo painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas. Há também conexão com CarPlay e Android Auto, além da função karaokê.
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Motor garante robustez em cenários difíceis
A plataforma DMO Super Híbrida off-road é a base da BYD Shark e busca combinar o estilo robusto do off-road com recursos de segurança e o conforto de um SUV.
Em termos de potência, a picape conta com trem de força traseiro dedicado, um sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5 turbo, que atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos. O conjunto, segundo a companhia, equivale a um motor 4.0 V8.
A aceleração de 0 a 100 quilômetros é de 5,7 segundos, e supera outros modelos de sua categoria.
Aproveitando a capacidade do inteligente AWD elétrico, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, alinhando-se com o coeficiente de adesão ideal em diversas superfícies de estrada. A potência robusta combinada com controle eletrônico preciso marca uma mudança de paradigma em relação aos sistemas convencionais de AWD a combustível, oferecendo um nível elevado de confiabilidade e facilidade para os usuários de picapes que buscam aventuras off-road.
Modelo atinge 840 Km de autonomia
Em se tratando de economia de combustível, a Shark possui autonomia de 840 km na programação híbrida e 100 km na puramente elétrica.
A companhia afirma que comparada a outras picapes a combustível em sua classe, a BYD Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível, mesmo quando operando em níveis de bateria baixos.
Chassi de aço garante mais segurança
Além de seu desempenho e experiência de direção, a BYD Shark prioriza a segurança. Integrando a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), ela garante uma proteção elevada.
A empresa também reforçou um aumento de 22% na rigidez torcional do corpo do veículo, o que melhora a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road.
O novo modelo possui um sistema de suspensão independente duplo A na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros.
A capacidade de carga é de 835 kg e o reboque é de 2500 kg, enquanto o volume da caçamba é de 1.450 litros.
A BYD Shark tem um ângulo de ataque (approach angle) de 30° e ângulo de partida (departure angle) de 19.2°.
O jornalista viajou ao México a convite da BYD*