Após ser introduzida com o elétrico Omoda 5, que vendeu apenas 236 unidades em 2025, a submarca da Omoda & Jaecoo colocou no mercado, agora, o seu irmão híbrido Omoda 5 SHS-H, ou HEV para os íntimos. Antes de estrear oficialmente, a estratégia já se mostrou acertada: o seu primeiro lote (sem o número de unidades divulgado) se esgotou na pré-venda realizada no começo do mês.

Nos bastidores, a marca não esperava o sucesso e afirma que 30% das unidades já tinham sido comercializadas nas primeiras 24 horas de lançamento. Para resolver esse “problema”, a Omoda & Jaecoo prometeu trazer um segundo lote três vezes maior.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Omoda 5 HEV é custo x benefício

A Omoda 5 HEV chega para ser um carro com bom custo x benefício, bem equipado, e com uma proposta de eletrificação e visual mais “coerente com o mercado nacional”. Por R$ 159.990 (Luxury), ele custa menos que o Toyota Corolla Cross (a partir de R$ 188.990) e que o Jeep Compass (a partir de R$ 169.990), para citar. A configuração topo, Prestige, sai por R$ 184.990.

A aposta de um “carro multiuso” cai bem para o SUV, que vai bem em rodovias e tem um bom tamanho para uso urbano – com garagens apertadas. 

No teste rápido realizado pela MOTOR SHOW, nas ruas e rodovias que atravessam o município de Porto Feliz, no interior de São Paulo, ele entregou o que prometeu e parece um produto mais maduro para o nosso mercado em comparação com o seu irmão maior, que também está sendo lançado, o Omoda 7 PHEV.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Como é o Omoda 5 HEV? 

O Omoda 5 HEV tem muito do visual da versão elétrica, principalmente por dentro (idêntico). Mesmo assim, ele será o produto de entrada da marca e, desta maneira, abaixo do Omoda 5 EV, atualmente comercializado por R$ 209.990.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Entretanto, a dianteira é exclusiva com grade própria e que “assusta” menos em termos de design. A grade frontal tem entradas de ar para arrefecimento do motor 1.5 turbo a gasolina de 135 cv, que trabalhará em conjunto com um motor elétrico dianteiro de 204 cv, rendendo 224 cv de potência e 30,1 kgfm de torque combinados. Sua bateria de tração tem 1,83 kWh. A transmissão é automática DHT, que gerencia os propulsores.

O conjunto rende 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada (Inmetro). Na função Sport, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Vale destacar que, assim como o Toyota Corolla Cross híbrido ou GWM Haval H6 HEV, ele não é um híbrido plug-in, ou seja, não vai à tomada. O conjunto agrada, com direção suave, bom torque, pouco ruído e retomadas espertas.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Tamanho menor que Compass

Na fita métrica, o SUV fica entre o Jeep Compass (4,40 m) e o Corolla Cross (4,46 m), com 4,44 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas é de 372 litros.  

A suspensão é bem mais firme que do 7 PHEV, com a sensação que ele é mais grudado no asfalto.

A carroceria terá sete combinações de cores: Branco Artic, Branco Artic com teto preto, Prata Alya, Prata Alya com teto preto, Cinza Centaurus e Preto Andromeda.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Equipamentos

De série, ele promete 14 recursos no pacote ADAS, multimídia e painel de instrumentos digital unidos numa só peça (12,3” cada), sistema de som assinado pela Sony, teto solar de série, espelhos externos rebatíveis e aquecidos, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, carregador por indução, ar-condicionado de duas zonas, câmera 540º e sete airbags.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O interior agrada mais que o Omoda 7, com mais botões e as telas integradas. As configurações também são mais intuitivas – em 30 minutos com ele, foi possível personalizar funções sem dificuldades.

Omoda 5 HEV – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Itens de série por versão

Luxury

  • Rodas de 18″
  • Faróis de LED com sensor crepuscular
  • Lanternas em LED
  • Espelhos aquecidos com rebatimento
  • Teto solar elétrico
  • Bancos em tecido
  • Volante multifuncional em couro
  • Painel digital de 12,3″
  • Central multimídia de 12,3″
  • Som com seis alto-falantes
  • Piloto automático
  • Ar-condicionado de dupla zona
  • sete airbags
  • ABS + VSC + TRC
  • Câmera 360º
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • TPMS

Prestige

  • Porta-malas elétrico
  • Bancos com revestimento premium
  • Bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados
  • Espelho interno eletrocrômico
  • Sistema de som Sony com oito alto-falantes
  • Sensor de chuva
  • Carregador por indução
  • Pacote ADAS 2.5

O que esperar?

Com certeza, pelo que entrega e pelo preço, o Omoda 5 HEV vai tirar muitas vendas de seus concorrentes. O incômodo para o consumidores que investem em um carro como esse pode ser o pós-venda. Isso porque a marca desembarcou oficialmente no país em abril deste ano e veio sem vínculo com a Caoa Chery, que atua no Brasil. A Omoda & Jaecoo é um braço independente do Grupo Chery.

Pensando nisso, a marca anunciou a ampliação de seu centro logístico em Cajamar (SP), que visa o lançamento do Omoda 5 e Omoda 7.

Centro logístico de distribuição de peças em Cajamar da Omoda & Jaecoo
Centro logístico de distribuição de peças em Cajamar da Omoda & Jaecoo – Foto: Divulgação

O galpão, inaugurado em 2024, passou uma por expansão que contabiliza mais de 15 mil novas peças em estoque e aumentou quase três vezes sua área, saindo de 600 m2 para 1.600 m².

A Omoda & Jaecoo afirma que há mais de 15 mil peças diferentes e índice de disponibilidade (de peças críticas) entre 95% e 97%.

Atualmente, a marca conta com aproximadamente 50 lojas, distribuídas em 17 estados do Brasil. A meta é alcançar 80 concessionárias até o fim de 2025. A previsão é que a rede alcance 150 pontos de venda até 2028. 

Omoda & Jaecoo Super Hybrid Marathon – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ