16/05/2017 - 8:00
Ficha técnica:
Honda WR-V (leia mais aqui)
Preço: R$ 79.400 (EX)
Preço: R$ 83.400 (EXL)
Motor: 1.5 16V
Potência: 116 cv
Câmbio: AT CVT
Comprimento: 4,00 m
Entre-eixos: 2,56 m
Porta-malas: 363 litros
SEUS RIVAIS DIRETOS
Ford EcoSport 1.6
O pioneiro da categoria muda em breve, ganhando novo visual e motor 3 cilindros 1.5 (com 132 cv; leia mais sobre ele aqui) no lugar do 1.6, mas mantendo a opção de câmbio automatizado PowerShift. No interior, o acabamento vai melhorar (necessário) e enfim terá multimídia grande (com Android Auto e Apple CarPlay). O porta-malas é similar ao do WR-V, mas o espaço é menor – e o comprimento só é maior por causa do estepe (que só atrapalha; no exterior foi eliminado). Sempre tem controle de estabilidade, mas com airbags extras vai a R$ 89.300 (e ganha couro). Com as mudanças, os preços acima devem subir.
Ficha técnica:
Preço: R$ 78.800 (SE AT)
Preço: R$ 85.300 (FreeStyle AT)
Motor: 1.5 12V
Potência: 1325 cv
Câmbio: ATZ 6 marchas
Comprimento: 4,24 m
Entre-eixos: 2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Peugeot 2008 1.6
Mais perua do que SUV, suas versões básica e intermediária ficam bem linhadas com as do WR-V, porém são muito mais equipadas, com ar-condicionado digital, teto panorâmico, bancos de couro, sensores de chuva/faróis, entre outros itens ausentes no Honda. Em compensação, na segurança faltam ESP (assim como no Honda) e isofix, e na mecânica ele é prejudicado pelo câmbio de só quatro marchas (borboletas no volante), que prejudica consumo e desempenho. E embora por fora seja até um pouquinho maior que o WR-V, tem bagageiro igual e menos espaço na cabine.
Ficha técnica:
Preço: R$ 76.890 (Allure)
Preço: R$ 82.490 (Griffe)
Motor: 1.6
Potência: 122 cv
Câmbio: AT 4 marchas
Comprimento: 4,16 m
Entre-eixos: 2,54 m
Porta-malas: 355 litros
MAIORES “PROBLEMAS”
Chevrolet Tracker
Renovado há pouco tempo, é o único turbinado automático do segmento, com desempenho bem acima da média, mas consumo ruim em se tratando de um downsizing. O porta-malas é pequeno, a cabine apertada e falta controle de estabilidade. Essa versão básica também perde airbags extras, câmera de ré, sensor de estacionamento e teto-solar, entre outros itens, mas ainda assim é bastante competitiva, principalmente pela mecânica que garante muito mais prazer ao volante. A central multimídia é muito boa, e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Ficha técnica:
Preço: R$ 79.990 (LT)
Preço: R$ 89.990 (LTZ)
Motor: 1.4 16V turbo
Potência: 153 cv
Câmbio: AT 6 marchas
Comprimento: 4,26 m
Entre-eixos: 2,56 m
Porta-malas: 306 litros
Nissan Kicks
Nessa atual versão de entrada, o SUV derivado do March custa quase o mesmo que o WR-V na versão EXL. A mecânica é quase idêntica – com a vantagem de seu CVT poder simular marchas – e, embora comprimento e porta-malas sejam maiores, o aproveitamento de espaço não é tão bom quanto no WR-V, e a versatilidade é menor. Comparado ao Honda, não tem airbags laterais e de cortina, mas o ESP é de série, assim como o ar automático, a chave presencial e a central multimídia. Também japonês, em breve ganha uma versão nacional mais simples.
Ficha técnica:
Preço: R$ 84.900 (SV Limited)
Motor: 1.6 16V
Potência: 114 cv
Câmbio: AT CVT
Comprimento: 4,30 m
Entre-eixos: 2,61 m
Porta-malas: 432 litros
Hyundai Creta 1.6
Pelo preço do WR-V EX, você leva a versão intermediária Pulse com câmbio manual do novíssimo Hyundai nacional. A automática é só um tiquinho mais cara que o WR-V. Não tem couro, assim como o Honda, mas comparado a ele fica devendo uma central multimídia decente e os airbags laterais e de cortina – mas tem ESP, rodas 17”, porta-malas maior e espaço similar. A potência a mais não diz muito, pois o carro é mais pesado. O câmbio é automático tradicional, bom pra quem não gosta de CVT. O consumo, em compensação, é ainda mais alto.
Ficha técnica:
Preço: R$ 78.290 (Pulse MT)
Preço: R$ 85.240 (Pulse AT)
Motor: 1.6 16V
Potência: 130 cv
Câmbio: AT 6 marchas,
Comprimento: 4,27 m
Entre-eixos: 2,59 m
Porta-malas: 431 litros
POR UM POUCO MAIS
Jeep Renegade 1.8
O Jeep de entrada automático tem desempenho apenas mediano, pois é muito pesado, mas é o que tem mais cara de “jipe” e as melhores suspensões. O acabamento também é ótimo e há ESP, isofix, monitor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento, freio de mão elétrico e start-stop. Porém muitos outros itens, como central multimídia com tela colorida, airbags extras, ar-condicionado automático, sensores de faróis e chuva e etc, são vendidos como opcionais.
Ficha técnica:
Preço: R$ 86.990 (Sport AT)
Motor: 1.7 16V
Potência: 139 cv
Câmbio: AT 6 marchas
Comprimento: 4,24 m
Entre-eixos: 2,57 m
Porta-malas: 260 litros
Honda HR-V
O irmão maior do WR-V também deriva do Fit, mas tem carroceria própria e motor maior. O porta-malas é mais generoso e há a mesma versatilidade dos bancos, porém o consumo é mais alto e nao há tantos porta-objetos na cabine. Nessa versão de entrada faltam piloto automático, faróis de neblina e airbags extras – sem falar que o sistema de som é decepcionante. Mas há ESP e freio de mão elétrico. Enfim, uma opção maior e mais pelada, para quem é fiel à marca.
Ficha técnica:
Preço: R$ 86.800 (LX CVT)
Motor: 1.8 16V
Potência: 140 cv
Câmbio: AT CVT
Comprimento: 4,29 m
Entre-eixos: 2,61 m
Porta-malas: 437 litros
POR UM POUCO MENOS
Os Aventureiros de Sempre
VW CrossFox (foto), Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X, Renault Sandero Stepway, Toyota Etios Cross… todos esses “hatches enfeitados” são considerados por muitos também crossovers. Como o Fit Twist, predecessor desse WR-V, eles têm adereços visuais e, muitas vezes, modificações nas suspensões. Mas poucos chegam a essa faixa de preço: só o CrossFox com todos os opcionais – que fica completíssimo. Destaque no segmento para a Chevrolet Spin Activ, a enorme minivan aventureira que se passa por SUV com a melhor relação entre espaço e preço – mas que carece de mais refinamento e equipamentos, principalmente de segurança.
CÂMBIO MANUAL:
Renault Duster/Captur
A dupla da Renault é fabricada sobre a mesma base do Logan, e por isso tem porte generoso. São boas opções para quem busca espaço interno acima de tudo. Porém, nessa faixa de preço só aparecem em versões manuais: R$ 78.900 o novíssimo e belo Captur 1.6 (foto; leia mais aqui) ou R$ 73.490 o Duster 1.6. No caso do Captur, melhor esperar pela versão 1.6 com câmbio CVT – que teve ter o preço do WR-V top de linha e dirigibilidade interessante. Sua lista de itens de segurança e conforto é boa, mas a central multimídia é opcional. Pode ser considerado um Duster “premium”.
O QUE VEM POR AÍ
VW T-Cross
Como revelamos com exclusividade mundial, a versão de produção do conceito T-Cross Breeze será lançada no primeiro semestre de 2018 e feita no Brasil sobre a base MQB A0, a mesma do novo Polo e do sedã Virtus. Com cerca de 4,17 m de comprimento (tamanho do Peugeot 2008) e motores turboflex (TSI) 1.0 de 125 cv ou 1.4 de 150 cv), deve ter preços entre R$ 80 e R$ 105 mil. Comparado ao WR-V, oferecerá espaço similar, mas deve ser mais pelado que as versões de mesmo preço. Comparado ao HR-V, será menor, porém muito mais divertido de guiar.
Promessas chinesas: JAC T40, Tiggo2, Lifan X50
Três promessas chinesas, um pouco atrasadas por conta da crise econômica, vão entrar nesse segmento em breve. Como já é tradição, eles terão porte similar aos dos concorrentes brasileiros, porém devem custar menos, algo na faixa de R$ 60.000 a R$ 70.000 e vir recheados de equipamentos. O JAC T40 deve ser o primeiro a chegar, agora em junho, com 4,14 m de comprimento, motor 1.5 de 127 cv e câmbio manual ou CVT. Virá importado da China. Já o Tiggo2 será fabricado em Jacareí (SP) e chega também esse semestre com um 1.5 de 109 cv e câmbio manual (depois vem o automático); é um pouco maior, com 4,20 m de comprimento. Por fim, sem data definida, chega o Lifan X50, também importado, com 4,10 m, motor também 1.5 de 103 cv e câmbio manual ou CVT.