Onix foi o hatch zero km mais procurado em 2021; Renault Kwid foi o mais buscado nos seminovos

0
7
usados
Foto: Divulgação

A Mobiauto, marketplace de automóveis no Brasil, mapeou a busca de quem quis comprar um carro hatch no ano de 2021 e traz, agora, o resultado de um levantamento exclusivo: quais os modelos desse segmento que foram mais anunciados na plataforma? Quais os mais procurados? No cruzamento entre oferta e demanda, portanto, quais os mais “fáceis de vender”?

Modelos zero km

Uma conta é bem simples: quais os três modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Volkswagen Gol foi o campeão de volume de ofertas, com 26,59% de todos os anúncios desse segmento. Em seguida apareceu o Renault Kwid (24,08% dos anúncios), com o Hyundai HB20 na terceira posição (13,31%).


Outra conta muito óbvia: o número de acessos, que revela o interesse direto do comprador. Os três mais expressivos repetiram o pódio anterior: Gol (25,84% dos cliques do segmento), Kwid (24,42%) e HB20 (11,66%).

Na sequência, os analistas verificaram o número de acessos dos internautas em cada um desses anúncios: quanto maior for o número de cliques sobre cada um dos anúncios, igualmente maior será a possibilidade de vendê-lo rapidamente, uma vez que são “mais pessoas” vendo apenas “o seu anúncio”, numa tradução livre do raciocínio.

E aí houve uma mudança drástica nas primeiras posições, mostrando verdadeiramente o interesse do comprador. Nesse cálculo, o campeão passou a ser o Chevrolet Onix (não à toa o modelo zero km mais vendido do país), com 61,21 cliques por anúncio, em uma disputa acirrada com segundo e terceiro colocados: VW Polo (60,03) e uma grande surpresa: Peugeot 208, com 59,79 cliques por anúncio.

Seminovos

Caso optasse por não ficar na fila de espera de um carro 0km e partisse para a compra de um seminovo, o consumidor encontrou um cenário diferente. Os modelos mais anunciados, sempre lembrando que a pesquisa apurou somente modelos 2021, foram: HB20 (25,64% dos anúncios do segmento), Fiat Argo (17,23%) e Onix (15,57%). Quanto aos acessos, os três primeiros colocados: Ford Ka (20,87% dos cliques!!), HB20 (17,3%) e Polo (13,81%). E nos cliques por anúncio de seminovos 2021? Os campeões foram Kwid (18,1 acessos para cada modelo anunciado), Ka (15,37) e Gol (9,19).

Esse retrato espelha uma circunstância momentânea de mercado, bem como revela um acesso fora do comum que recaiu sobre modelos fora de linha, como o Ford Ka. “A notícia de que sairia de linha pode ter catapultado os atuais proprietários em verificar os anúncios para checar se havia ou não queda de preços; mas pode ter sido também um fenômeno de alta procura por um modelo que deixou de ser fabricado, sentiu queda nas cotações e se tornou um produto com boa relação custo/benefício”, esclarece o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr. CEO da Mobiauto..