Enquanto comemora aniversário de 25 anos da sua fábrica de Gravataí (RS), de onde já saíram quase 5 milhões de veículos (entre Celta, Prisma, Onix, Onix Plus etc.), a Chevrolet caminha a passos largos com o projeto do seu próximo modelo inédito: trata-se do SUV compacto derivado do Onix, que ficará abaixo do Tracker.  

+Chevrolet Tracker 2026 perdeu potência? Entenda

+Renault Kardian Authentique para PCD custa menos e vem completo; saiba mais

Concorrentes do Onix SUV

Ou seja: estamos falando de um concorrente para VW Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e afins, com pegada aventureira e porte de hatch pequeno. Ele, que ainda não tem nem especulação de nome, deverá ser o terceiro modelo moderno a ser fabricado em Gravataí, de onde já saem Onix e Onix Plus (sedan).  

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

Isso se deve ao fato de o “Onix SUV” (vamos chamá-lo assim, para facilitar as coisas) ser feito sobre a mesma plataforma modular do hatch, a GEM, exclusiva de modelos compactos. O Tracker e a Montana também utilizam a mesma base.  

Construção do Onix SUV

Por essas e outras, espere várias coisas em comum com esses modelos já existentes, incluindo o esquema de suspensões similares (com maior altura do solo, lógico), porém mantendo a concepção de McPherson na frente, e eixo de torção atrás. Nos freios, dado o fato que nem o Tracker traz discos traseiros, é muito provável o uso de discos ventilados na frente e tambores atrás.  

Tamanho do Onix SUV

Flagra Onix SUV – Foto: Gustavo Carnib/Quatro Rodas

No porte, basta olhar o que oferece os rivais: é esperado algo com 4,10 ou 4,15 m de comprimento, podendo até beirar os 4,20 m, dependendo da proposta da marca. O Onix SUV não poderá ficar muito grande, afinal o próprio Tracker tem 4,27 m de comprimento. Na largura, também deve seguir os rivais, com aproximadamente 1,75 m, não muito diferente dos Onix e Onix Plus atuais. 

Como o futuro modelo terá dianteira e traseira próprias, conforme já mostraram alguns flagras de unidades camufladas, é bem provável que seu porta-malas seja maior que o do Onix Hatch, hoje com aproximadamente 300 litros. A distância entre-eixos de 2,55, porém, deve ser mantida. Flagras divulgados pela Quatro Rodas (veja aqui) deixam seu porte um pouco claro. 

Flagra Onix SUV – Foto: Gustavo Carnib/Quatro Rodas

Design do Onix SUV

Aliás, dianteira e traseira são os pontos de maior destaque da novidade, onde o Onix SUV deverá ter traços mais exclusivos e próprios. A lateral se assemelha bastante com a do Onix Hatch, porém com caixas de rodas de maior vão-livre e os clássicos racks de teto. Mais ou menos a receita do Fiat Pulse quando comparado com o Argo.  

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

A dianteira, conforme imagens divulgadas em teaser pela Chevrolet, mostram um conjunto óptico dividido em três andares: luzes diurnas em cima, faróis e luz alta no meio, seguido dos faróis de neblina, na parte inferior. Sua frente, aliás, será mais alta e imponente que a do Onix, com ampla grade e tomadas de ar. Na parte traseira, já é possível ver lanternas em LED com luzes de posição longas e chamativas.  

Espere uma tampa do porta-malas mais pronunciada, seguindo uma receita já aplicada nos SUVs elétricos Blazer EV e Equinox EV. Com isso, além de ganhar personalidade própria, o Onix SUV tem chances de ampliar o porta-malas e passar a impressão de um carro maior e mais imponente. Ela deve vir acompanhada de lanternas de boas dimensões. 

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

Esqueça o interior simples e até defasado do Onix Hatch e Plus. Isso porque o SUV deverá ter linhas inéditas na cabine, mais similares a do Novo Tracker 2026, ou mesmo Montana e Nova Spin, justamente se igualando aos modelos mais novos da Chevrolet.  

Equipamentos do Onix SUV

São certos alguns itens de série, como os 6 airbags, faróis e luzes de neblina em LED (vistos no teaser divulgado pela marca), além de equipamentos já presentes nos Onix mais caros, como conexão com a internet, carregador de celular sem fio, alguns assistentes de condução (ADAS), rodas de liga-leve, entre outros.  

Teaser Onix SUV – Foto: reprodução/Chevrolet

Motorização do Onix SUV

A grande aposta mecânica está sobre o motor 1.0 turboflex da marca, o que já move o Onix e versões mais baratas do Tracker. Caso a Chevrolet não queira apostar em versões “peladas” para brigar com VW Tera MPI ou Citroën Basalt 1.0 manual, nesse caso equipadas com o motor 1.0 naturalmente aspirado de até 82 cv e câmbio manual de seis marchas, o “coringa” para toda a linha será o 1.0 turboflex, hoje com até 121 cv. Ele já é casado ao câmbio manual ou automático, ambos com seis velocidades. 

Motor 1.0 turboflex no Chevrolet Onix – Foto: Lucca Mendonça

Ou seja: estão certas versões com o 1.0 turboflex, porém não com o 1.0 naturalmente aspirado e câmbio manual. Essa escolha, de ter um Onix SUV “milzinho” ou não, vai depender das estratégias da fabricante norte-americana. A Renault, por exemplo, vende seu Kardian apenas com motor turbo, diferente de VW e Citroën.  

Motor 1.0 aspirado no Chevrolet Onix – Foto: Lucca Mendonça

Quando chega o Onix SUV?

O modelo é esperado apenas para o ano que vem, 2026. Isso porque a Chevrolet já mostrou sua ofensiva de lançamentos para 2025, incluindo novas linhas de Onix Hatch, Onix Plus e Tracker, além da estreia dos SUVs elétricos Spark EUV e Captiva EV. A marca quer dar maior atenção ao Onix SUV, por isso marcou sua estreia para o primeiro semestre de 2026, conforme apuração do UOL Carros.