Organização conhecida pelos testes de colisão com carros vendidos no mercado europeu, a Euro NCAP anunciou a criação do programa Green NCAP, que vai eleger os carros mais (e menos) menos poluentes vendidos na Europa.

Nesta primeira bateria, foram avaliados 12 carros obtidos de empresas de locação. Além da avaliação em laboratório, os veículos passaram também por testes de rodagem real, simulando o uso urbano, rural e rodoviário.

Os elétricos Hyundai Ioniq e BMW i3 foram os únicos a obter a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes. O VW Up GTI ficou com quatro estrelas, seguido pelo BMW X1 2.0d e o Mercedes-Benz A 200 com três estrelas. Ford Fiesta 1.0 EcoBoost Euro 6d faturou duas estrelas, enquanto Audi A7 50 TDI, Volvo XC40 T5 e o Subaru Outback 1.5 tiveram apenas uma estrela.

Três modelos (VW Golf 1.6 TDI, Fiat Panda 1.0 e o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost no padrão de emissões Euro 6b) zeraram na avaliação do Green NCAP. Um dos motivos, explica a organização, é o fato dos três modelos ainda seguirem o padrão de emissões Euro 6b, que se torna obsoleto em setembro.

Os resultados completos dos testes podem ser conferidos aqui.

PreviousNext