Os 10 carros mais caros do Brasil (com testes de quatro deles)

Quais são os 10 carros mais caros do Brasil? Com exceção de dois Rolls-Royce, são esportivos dos sonhos. Quem domina a lista, numericamente, é a Lamborghini, com três versões de um modelo e uma de outro. Mas a Ferrari colocou três modelos diferente na lista, enquanto a Rolls-Royce ficou com dois.

A McLaren quase chegou lá, com o 720S Spider na décima primeira posição. Listamos aqui o os dez modelos que, segundo a Tabela Fipe, são os mais caros do Brasil. E confira, na lista, os links para testes completos que fizemos com dois deles. Vamos do mais “barato” para o mais caro — que é um carro  já “velho”. Clique na seta da direita para ver os demais.

11. Lamborghini Huracán EVO Spyder LP 640-4

O motor V10 desta Lambo Huracán EVO é emprestado ao Audi R8. Esta é a versão Spyder do carro mais rápido que já passou pela pista de nossa parceira italiana Quattroruote (veja aqui a reportagem completa sobre a façanha, realizada por sua versão Performante). Também ganhou uma versão “aventureira”, que aceleramos com exclusividade (leia aqui). Máxima de 320 km/h, 0-100 km/h em 3s1. Segundo a Fipe, sai por R$ 3.525.000. É o décimo carro mais caro do Brasil.

10. Ferrari 488 Spider

A Ferrari “mais barata” neste top 10 é outra Spider (apesar de as duas marcas serem italianas, cada uma escreve do seu jeito). A 488 Spider custa R$ 3.575.800. O motor é um V8 3.9 biturbo de 670 cv de potência e 77,5 kgfm de torque, e o câmbio, de dupla embreagem e sete marchas. A 488 Spider acelera de 0-100 km/h em três segundos e de 0-200 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima é de 325 km/h.

9. Ferrari GTC4 Lusso

Uma Ferrari para a família? Nem tanto, já que essa “perua” tem só duas portas. Com um ignorante motor 6.3 V12 de 690 cv, na verdade é a shooting brake da Ferrari. Sai por nada menos que R$ 3.701.390. Odiada por alguns, ama por outros, é a sucessora da Ferrari FF, e tem quase 5 metros de comprimento. Desempenho monstruoso: máxima de 335 km/h, 0-100 em 2s9.

8. Rolls-Royce Wraith

Famoso pelas portas suicidas (que se abrem ao contrário), o enorme cupê inglês sempre aparece na lista do 10 carros mais caros. Tem motor 6.6 V12 de 632 cv e 81,2 kgfm. O Rolls-Royce Wraith custa R$ 3.800.000 e tem tração traseira. Com 2.360 kg, precisa de 4,6 segundos para atingir os 100 km/h.

7. Lamborghini Aventador S LP 740-4

Modelo mais caro da Lamborghini, o Aventador tem várias versões. Está é a mais barata deste dez mais, vendida por R$ 4.029.362. O motor 6.5 V12 aspirado tem 740 cv. Com uma transmissão automatizada de sete marchas, o Aventador S faz de 0 a 100 km/h em 2s9 e atinge os 350 km/h. O destaque é o sistema de rodas traseiras direcionais, que melhora a performance do Aventador S em curvas. Confira aqui nossa avaliação, ainda em 2011, quando o Aventador foi lançado.

6. Ferrari 812 Superfast

Quattroruote

Com nada menos que 800 cv em seu V12 dianteiro magnífico e naturalmente aspirado,
a Ferrari 812 é o carro mais potente desta lista (Superfast não é por acaso). Custa
R$ 4.200.000 e foi capa quanto a testamos há pouco mais de dois anos (leia aqui o teste completo). No velocímetro digital os números vão se encavalando – a Superfast é capaz de acelerar de 100 km/h até 200 km/h em apenas 5 segundos, com uma “pancada” incrível. Máxima de 340 km/h, 0-100 em 2,9 segundos.

5. Rolls-Royce Dawn

Lançado em 2012, o Rolls-Royce Dawn tem o mesmo moto 6.6 V12 do Wraith desta mesma  lista. Custa R$ 4.300.000, segundo a Fipe. O Dawn mede 5,28 m de comprimento e 3,11 m de distância entre-eixos. Graças a essas dimensões, quatro adultos viajam confortavelmente. O porta-malas tem capacidade para 245 litros. A capota de lona vem do Phantom Drophead e o sistema leva 20 segundos para abrir ou recolher o teto.

4. Ferrari 488 Pista Spider

O terceiro dos 10 carros mais caros do Brasil é a versão Spider da Ferrari 488 Pista. Com um motor 3.9 V8 de 720cv, custa R$ 4.700.000. A Ferrari 488 Pista em versão normal é tão incrível que foi nossa capa há pouco mais de seis meses. O motor é turbo, o que alguns não gostam, mas como dissemos no teste, “das turbinas você esquece logo, pois o V8 chega a 8.000 rpm como poucos e tem mais torque que o V12 da 812 Superfast”. Em nosso teste, a Pista fez 0-100 km/h em 2,9 segundos (igual à GTB), atingiu 200 km/h em 7s6 segundos (contra 8s1 da GTB) e 300 km/h em 20s6. Confira aqui nosso teste completo dela.

3. Lamborghini Aventador S LP 740-4 Roadster

Outra variante do Aventador, este Roadster custa absurdos R$ 5.013.276. A mecânica é a mesma do Aventador S, com o motor 6.5 V12 aspirado de 740 cv e transmissão automatizada de sete marchas. 0-100 em 2 segundos redondos e máxima de 350 km/h.

2. Lamborghini Aventador S LP 770-4 SVJ

Vendido por R$ 6.900.000, o Aventador S 770-4 SVJ é o carro mais caro à venda no Brasil hoje, segundo a tabela Fipe (O McLaren Senna já era, infelizmente não há mais à venda,e a versão GTR é só para exposição). O Lambo mais potente de toda a história teve o V12 de 6,5 litros retrabalhado para chegar a 770 cv e 73,4 kgfm. 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, 0-1200 km/h em 8,6 segundos e máxima encosta de 350 km/h.