06/06/2018 - 7:00
Além de ser o país-sede da Copa do Mundo 2018, a Rússia também é a terra natal do Lada Niva, o primeiro automóvel produzido em série a combinar uma carroceria monobloco fechada à tração nas quatro rodas. E apesar de serem praticamente os inventores dos SUVs contemporâneos, quando o assunto são utilitários esportivos, o modelo que — de longe — faz mais sucesso no país atualmente é o Hyundai Creta. Confira abaixo a lista dos 10 SUVs mais vendidos no país da Copa até abril, segundo a consultoria Focus2Move.
Hyundai Creta: 21.697 unidades
Diferente do Creta brasileiro, o modelo montado na Rússia tem o mesmo visual do carro do mercado indiano.
Renault Duster: 13.773
O Duster dos russos tem praticamente o mesmo visual do carro vendido no Brasil. Mas lá ainda é sucesso de vendas e briga pela liderança do segmento
Kia Sportage: 10.686
Um dos importados mais vendidos do Brasil é também um dos preferidos na Rússia. Tanto que é montado no país.
Volkswagen Tiguan: 10.229
Os russos também recebem o Tiguan de segunda geração. Mas na carroceria europeia, que é 20 cm mais curta do que a vendida no Brasil.
Lada 4×4: 10.220
O velho Niva segue firme (e forte) em sua terra natal
Renault Kaptur: 10.096
O nome é com ‘K’, mas o carro é o mesmo Captur vendido no Brasil, produzido sobre a plataforma do Duster
Chevrolet Niva: 9.680
Lançado em 1998, o utilitário foi desenvolvido em uma joint-venture entre a Chevrolet e a AvtoVaz (fabricante do Lada Niva original). Basicamente, é o Niva dos anos 1970 com uma carroceria e interior mais atuais, utilizando inclusive uma versão atualizada do motor 1.7 a gasolina do utilitário pioneiro.
Toyota RAV4: 8.930
Entre janeiro e abril, o SUV médio da Toyota vendeu na Rússia mais de sete vezes mais unidades do que por aqui.
Mitsubishi Outlander: 7.432
O modelo da Mitsubishi é outro que é pouco lembrado por aqui, mas que faz sucesso entre os russos.
Nissan Terrano: 6.932
Apesar de o nome remeter a um utilitário clássico da marca japonesa, atualmente é utilizado na Rússia em um SUV que é basicamente o Renault Duster com a dianteira da Nissan.