O VW Golf completou 45 anos de produção nesta sexta-feira (29). Lançado em 1974 como o sucessor do VW Fusca, o hatch acabou superando o sucesso do seu antecessor e já ultrapassou a marca de 35 milhões de unidades comercializadas. Confira abaixo a minha seleção de versões mais interessantes do modelo em suas sete gerações.

Golf GTI

Golf GTI 1976 (Divulgação)

Em seu lançamento, o pequeno hatch era oferecido com apenas duas opções de motores: os pequenos 1.1 de 50 cv e 1.5 de 70 cv. Foi só no ano seguinte que a Volkswagen lançou a versão esportiva GTI. Equipada com um motor 1.6 de 110 cv, era capaz de atingir os 187 km/h. Os bancos em tecido xadrez se tornaram uma marca do esportivo e equipam até hoje o GTI.

Golf Syncro

Golf Syncro (Divulgação)

Lançada em 1983, a 2ª geração do Golf ganhou em 1986 a versão Syncro, que transformaria o modelo em um dos primeiros hatches médios do mundo equipado com tração nas quatro rodas. O Golf 4×4 duraria até a geração seguinte, mas ficou bem longe de ser um sucesso de vendas.

Golf VR6

VW Golf VR6 (Divulgação)

Lançada na Europa em 1991, o Golf de 3ª geração foi o primeiro a chegar ao Brasil, em 1994. Embora a GTI ainda fosse uma das versões mais desejadas, perdia em potência para o VR6, que se destacava pelo motor 2.8 de seis cilindros e 176 cv, permitindo ao hatch médio atingir os 240 km/h de velocidade máxima.

Golf R32

VW Golf R32 (Divulgação)

Primeiro produzido no Brasil, o Golf de 4ª geração teve como versão mais extrema a R32, que seria o primeiro carro de produção equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem. Usava uma motor 3.2 VR6 de 241 cv, tração integral e era capaz de acelerar de 0-100 km/h em 6,4 segundos.

Volkswagen Eos

VW Eos (Divulgação)

Não tivemos o Golf de 5ª geração no Brasil. Mas o hatch acabou servindo de base para o conversível Eos, que assumiu o lugar das versões conversível do Golf na Europa. O modelo, que chegou a ser oferecido por aqui, chama a atenção até hoje por suas belas linhas.

Golf Cabrio

VW Golf Cabrio (Divulgação)

O Golf de 6ª geração também ficou de fora do mercado brasileiro. O principal destaque dessa geração foi o retorno da versão conversível. O retorno foi efêmero. A atual geração do Golf não conta com uma variação sem capota.

Golf GTI TCR

Volkswagen Golf GTI TCR (Divulgação)

Espécie de presente de despedida para os fãs do Golf de 7ª geração, a versão GTI TCR traz um motor 2.0 TSI de 290 cv — capaz de levar o hatch a 260 km/h — e traz um visual inspirado nos Golf de pista, com kit aerodinâmico exclusivo e pneus do tipo semi slick.