29/03/2019 - 13:25
O VW Golf completou 45 anos de produção nesta sexta-feira (29). Lançado em 1974 como o sucessor do VW Fusca, o hatch acabou superando o sucesso do seu antecessor e já ultrapassou a marca de 35 milhões de unidades comercializadas. Confira abaixo a minha seleção de versões mais interessantes do modelo em suas sete gerações.
Golf GTI
Em seu lançamento, o pequeno hatch era oferecido com apenas duas opções de motores: os pequenos 1.1 de 50 cv e 1.5 de 70 cv. Foi só no ano seguinte que a Volkswagen lançou a versão esportiva GTI. Equipada com um motor 1.6 de 110 cv, era capaz de atingir os 187 km/h. Os bancos em tecido xadrez se tornaram uma marca do esportivo e equipam até hoje o GTI.
Golf Syncro
Lançada em 1983, a 2ª geração do Golf ganhou em 1986 a versão Syncro, que transformaria o modelo em um dos primeiros hatches médios do mundo equipado com tração nas quatro rodas. O Golf 4×4 duraria até a geração seguinte, mas ficou bem longe de ser um sucesso de vendas.
Golf VR6
Lançada na Europa em 1991, o Golf de 3ª geração foi o primeiro a chegar ao Brasil, em 1994. Embora a GTI ainda fosse uma das versões mais desejadas, perdia em potência para o VR6, que se destacava pelo motor 2.8 de seis cilindros e 176 cv, permitindo ao hatch médio atingir os 240 km/h de velocidade máxima.
Golf R32
Primeiro produzido no Brasil, o Golf de 4ª geração teve como versão mais extrema a R32, que seria o primeiro carro de produção equipado com um câmbio automatizado de dupla embreagem. Usava uma motor 3.2 VR6 de 241 cv, tração integral e era capaz de acelerar de 0-100 km/h em 6,4 segundos.
Volkswagen Eos
Não tivemos o Golf de 5ª geração no Brasil. Mas o hatch acabou servindo de base para o conversível Eos, que assumiu o lugar das versões conversível do Golf na Europa. O modelo, que chegou a ser oferecido por aqui, chama a atenção até hoje por suas belas linhas.
Golf Cabrio
O Golf de 6ª geração também ficou de fora do mercado brasileiro. O principal destaque dessa geração foi o retorno da versão conversível. O retorno foi efêmero. A atual geração do Golf não conta com uma variação sem capota.
Golf GTI TCR
Espécie de presente de despedida para os fãs do Golf de 7ª geração, a versão GTI TCR traz um motor 2.0 TSI de 290 cv — capaz de levar o hatch a 260 km/h — e traz um visual inspirado nos Golf de pista, com kit aerodinâmico exclusivo e pneus do tipo semi slick.